Começa hoje a Feira de Bolonha
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 25/03/2013
Feira de livros infantis e juvenis completa 50 anos em 2013

Começa hoje, na cidade italiana de Bolonha, a maior feira do livro internacional dedicada à literatura infantil e juvenil. A Feira de Bolonha completa este ano seu 50º aniversário. São ao todo 1.200 expositores de 66 países, e a Suécia é o país homenageado.

Logo na sua terceira edição, em 1966, a Feira de Bolonha instituiu o prêmio Ragazzi Award que elege a melhor obra em termos de design gráfico e editorial – já ganharam Maurice Sendak, Bruno Munari, Milton Glaser, entre outros. As editoras Em comemoração aos 50 anos, a Feira premiará também este ano a melhor editora infantil e juvenil de cada região do planeta. Do Brasil concorre apenas a editora Cosac Naify.

Ainda em comemoração ao aniversário, os organizadores lançaram um livro contando a história dos 50 anos da Feira que, apesar der ser um marco de tradição, não deixa de estar aberta a inovações, sediando o Tools of Change Bolonha e criando um prêmio para obras digitais, o Digital Ragazzi, este ano em sua 2ª edição.

Não é por menos, os livros infantis têm sido um gênero particularmente polêmico na transição para o digital. Dolores Prades, colunista do PublishNews, por exemplo, acredita que o “livro ilustrado para crianças e jovens ainda tem fôlego para sobreviver em paralelo ao avanço da era digital e desempenhar seu papel de porta de entrada para o mundo dos livros [...] Há casos em que a transposição coloca em risco o próprio conteúdo incorporado pelo livro enquanto objeto.”

Para o Brasil, o clima – assim como foi em Frankfurt em 2012 – é de preparação para o ano que vem, quando será país homenageado (pela segunda vez, assim como no evento alemão). Seis autores brasileiros estão presentes na Feira italiana este ano: Ana Maria Machado, Anielizabeth Cruz, Maurício de Sousa, Anna Claudia Ramos, Roger Mello e Sandra Pina. O estande de 128 m2 deve, segundo a CLB, “antecipar o que será visto em 2014, quando levará cerca de 30 autores para participar de leituras públicas, palestras e atividades, tanto na feira como em livrarias, universidades, museus e bibliotecas da cidade italiana”. Além disso, a Revista Machado lançou hoje a sua terceira edição, dedicada a autores e ilustradores de livros infantis e juvenis.

[25/03/2013 00:00:00]