Publicidade
Publicidade
O Freela e os Eventos
PublishNews, 08/08/2012
Nesta coluna, Cassius dá sete dicas de o que - e o que não - fazer em um evento do mercado editorial

Com a Bienal do Livro começando, resolvi tocar em um assunto importante para todos os freelas: os eventos. Como trabalhamos em casa e em geral temos pouco contato com nossos empregadores e pessoas em geral, é fundamental participarmos de eventos do mercado editorial para conhecer pessoalmente gente que só falamos por e-mail, fazer contatos e sentir o clima desse mercado.

Vou falar especificamente da Bienal, que é o maior evento e que conta com a participação de praticamente todas as editoras, mas isso vale para outros menores também. Veja abaixo sete dicas do que fazer (ou não) em um evento.

1 – Vá a Bienal. Isso é básico, mas muita gente não vai. Não adianta ficar com desculpa de falta de tempo, de dinheiro, de vontade, isso é um investimento em sua carreira.

2 – Se vista direito. Não, você não precisa ir de terno e gravata, mas não apareça de bermuda ou mega desleixado. A aparência conta nessas horas.

3 – Tenha um planejamento do que vai fazer. Pense em que editoras vai visitar, mande e-mail marcando um bate-papo ou pelo menos perguntando educadamente se os editores estarão lá e quando estarão.

4 – Não seja demasiadamente tímido e nem extrovertido demais. A sobriedade é sempre a melhor atitude nesses casos, principalmente se você está conhecendo as pessoas pela primeira vez. Mas se já for velho conhecido, então pode aproveitar o coquetel das editoras.

5 – Ande muito, conheça tudo, veja como são os estandes das editoras, olhe muitos livros, compre muito (se possível). Quanto mais fizer uma imersão no meio, melhor.

6 – Tenha cartões de visita, se possível. Sempre ajuda na hora de trocar contatos.

7 – Ao voltar de um evento, mande um e-mail de contato para as pessoas com as quais conversou, agradecendo pelo encontro e se colocando a disposição.

Como em qualquer área, na editorial os contatos são uma das coisas mais importantes para se ter sucesso. Mas é claro que de nada adiantará se seu trabalho não tiver qualidade. Aproveite para usar tudo isso nessa Bienal. Eu estarei lá, e você?

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Um bom livro precisa de um bom leitor.
Marçal Aquino
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar