Publifolha cria novo selo de não ficção
PublishNews, Roberta Campassi, 15/03/2012
Três Estrelas concentrará obras de jornalismo, ciências humanas, biografias e divulgação científica

A Publifolha lançou um novo selo para abarcar livros de não ficção voltados às áreas de jornalismo, ciências humanas, história, biografias e divulgação científica. Batizada de Três Estrelas, a marca tem como objetivo reforçar esse tipo de publicação dentro do catálogo da editora e afrouxar a ligação um tanto simbiótica com o Grupo Folha, que publica o jornal Folha de S. Paulo.

“A ideia é que esse selo não tenha uma ligação direta com a Folha e publique autores diversos, nacionais e internacionais”, afirma Alcino Leite Neto, editor do Três Estrelas. No caso das publicações assinadas por jornalistas, a ideia é atrair profissionais inclusive de outros veículos, segundo ele. Diga-se de passagem, a nova marca faz referência às estrelas vermelha, azul e preta impressas na primeira página de cada edição do jornal desde 1960, ano em que a Folha da Manhã, a da Tarde e a da Noite foram reunidas numa só publicação.

O Três Estrelas chega às livrarias com História da imprensa paulista, de Oscar Pilagallo, e A perfeição não existe, de Tostão. Uma coletânea de textos de Paulo Francis intitulada Diário da corte e um livro da jornalista brasileira Silvia Bittencourt também estão previstos. Este último vai se chamar A cozinha do diabo – Um jornal contra Hitler e contar a história do jornal antinazista Münchener Post. Também serão publicadas traduções de obras estrangeiras – entre elas a história dos romances policiais escrita pela autora best-seller P. D. James.

Ao todo, o novo selo lançará dois livros por mês e 18 este ano. Cerca de 24 estão previstos para 2013. “Vamos aumentar progressivamente conforme os resultados”, afirma Leite Neto. A Publifolha, forte especialmente no segmento de livros ilustrados e guias de viagem, lança cerca de cem obras anualmente e vai continuar publicando os títulos institucionais da Folha.

Veja abaixo a lista dos lançamentos do Três Estrelas já divulgados.

Nacionais:

- A perfeição não existe, de Tostão

- História da imprensa paulista: jornalismo e poder de d. Pedro I a Dilma, de Oscar Pilagallo

- Diário da corte, de Paulo Francis

- A cozinha do Diabo: um jornal contra Hitler, de Silvia Bittencourt

- Três vezes Zumbi: a construção de um herói brasileiro, de Jean Marcel Carvalho França e Ricardo Ferreira

- Por que virei à direita, vários autores

Traduções:

- Martinho Lutero – Um destino, de Lucien Febvre

- Talking about detective fiction (Conversa sobre histórias de detetives, título provisório), de P. D. James

- L’homme qui se prenait pour Napoléon (O homem que achava que era Napoleão, título provisório), de Laure Murat

[15/03/2012 00:00:00]

Clique aqui para saber mais!

O curso de especialização em “Edição e Gestão Editorial”, uma iniciativa do NESPE com a Universidade Santa Úrsula, foi criado no Rio de Janeiro para o aperfeiçoamento de profissionais do mercado editorial de forma ampla. Reconhecido pelo MEC, trata-se de um curso de 360 horas que estimula os participantes a refletir sobre as atividades editoriais, buscando modos de aprimorá-las e encontrando oportunidades em espaços ainda não contemplados pelos modelos tradicionais de negócios. A iniciativa tem o apoio do PublishNews.

O relatório Global eBook documenta e analisa como os mercados de livros digitais estão se desenvolvendo nos EUA, Reino Unido, Europa continental, Brasil, China, Índia e Rússia. Ele traz os melhores dados estatísticos disponíveis e descreve como os players globais e locais estão se saindo em cada mercado. O relatório está disponível nas principais plataformas de livros digitais e também em www.global-ebook.com.

Leia também
Como o novo governo Macri pode afetar a indústria editorial e livreira na Argentina
Ação ocorre em homenagem ao Mês do Livro
Rede paulistana inaugura loja no novo Aurora Shopping
Não me considero um escritor, mas sim um leitor.
Paulo Scott
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar