De Olho na Lista: Voyeurismo histórico impulsiona liderança em não-ficção
PublishNews, Carlo Carrenho, 10/06/2011
Ágape volta a vender mais de 10 mil exemplares e lista infanto-juvenil segue dominada por pinguins e bananas

A grande novidade da Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta semana está na lista de não-ficção com Histórias íntimas (Planeta do Brasil), de Mary Del Priore. A obra assumiu pela primeira vez o topo do ranking. Outra novidade não-ficcional é a estreia de Jogo sujo: o mundo secreto da Fifa (Panda Books), de Andrew Jennings, na 19ª posição. A lista geral segue dominada pelo padre Marcelo Rossi, cujo livro Ágape (Globo Livros) alcançou esta semana a marca de 13.700 exemplares vendidos apurados. Nos top 10, duas novas presenças: A saga brasileira (Record), de Miriam Leitão, em nono lugar; e Um dia (Intrínseca), de David Nicholls, em décimo.

A lista de ficção segue com a liderança de Um amor para recordar (Novo Conceito), de Nicholas Sparks, e a única estreia é Paz guerreira (Nova Acrópole), de Talal Husseini, em 15º lugar. Vale notar que O símbolo perdido, de Dan Brown, volta à lista em 14º lugar, desta vez estampando o logotipo da Arqueiro, novo selo da Sextante, em sua lombada. O sucesso de crítica Liberdade (Companhia das Letras), de Jonathan Frenzen, está na sétima posição.

A lista infanto-juvenil segue dominada pelos Diários de um banana, com cinco títulos na lista, e os Club Penguins, com quatro. Mas não existe banana ou pinguim no mundo capaz de fazer frente a um lançamento de Rick Riordan, e seu Herói perdido (Intrínseca) está bem encontrado no primeiro lugar da lista de pequerruchos e aborrecentes. Em negócios, o livro da jornalista Miriam Leitão mantém a primeira posição e vem crescendo em vendas com A saga brasileira. Em autoajuda, a “primeira posição” depois do padre cantor é do psiquiatra colinense Augusto Cury e suas Mulheres Inteligentes, relações saudáveis (Academia de Inteligência).

No ranking de editoras, Sextante, Record e Santillana seguem na frente, com Ediouro, Intrínseca e Novo Conceito empatadas em quarto lugar. No ranking anual, a disputa está esquentando entre as cariocas Sextante e Record. Vale a pena conferir.
[10/06/2011 00:00:00]