Sucesso nos cinemas, ‘A Odisseia’ ganha encontro extra no Clube de Leitura CCBB
Conversa com a professora Carlinda Pate Nuñez será realizada em 30 de setembro e propõe novas chaves para ler o clássico atribuído a Homero
Depois de voltar ao centro das atenções com a adaptação de Christopher Nolan para o cinema, A Odisseia retorna às páginas no próximo encontro do Clube de Leitura CCBB (Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio). Na quarta-feira (30), o projeto realiza uma edição extra dedicada ao poema atribuído a Homero, com a participação de Carlinda Pate Nuñez, professora titular de Teoria da Literatura da UERJ e especialista em literatura grega, recepção clássica e literatura comparada. O encontro parte do interesse renovado pela obra para discutir o que a leitura permite descobrir para além da aventura de Ulisses levada às telas.
“A leitura e a sessão de cinema causam reações diferentes, mas, claro, a leitura é o parâmetro que nos guia”, afirma Carlinda. Para a professora, parte da permanência de A Odisseia está na variedade de elementos reunidos pelo poema. “A saga de Ulisses tem tudo o que uma plateia anseia: situações inusitadas de amor, mistério, ações grandiosas e outras nem tanto… Sem contar que o próprio Homero é um narrador enigmático”, observa.
Um dos caminhos propostos para o encontro será o nóstos, conceito grego relacionado ao retorno para casa e eixo fundamental da narrativa. Mais do que acompanhar a travessia de Ulisses por mares, monstros e deuses, a leitura permite discutir a reconstrução dos vínculos, a recuperação de um lugar no mundo e temas como família, desejo, lealdade, hospitalidade, memória, identidade e pertencimento.
Outro eixo será o amor, compreendido de maneira ampla: não apenas entre parceiros, mas também nos laços familiares, na relação com os deuses tutelares, na fidelidade dos servos e até na relação com os animais. A viagem e os encontros de Ulisses também permitem observar aspectos da cultura antiga e a maneira como os gregos pensavam as relações entre humanos, deuses, família e sociedade.

Para Suzana Vargas, curadora do Clube de Leitura CCBB, o momento criado pelo cinema é uma oportunidade de aproximar uma nova geração do poema. “A importância de trazermos o texto para o grande público é também oferecer uma chave de leitura para esses novos leitores de A Odisseia e reafirmar sua importância e atualidade como obra fundamental da literatura universal, apesar dos quase três mil anos que nos separam do seu surgimento”, afirma.
“Como em toda programação de leitura do Clube, lemos um clássico. O tema de A Odisseia se impõe não somente pelo filme, levando público gigante para a frente da telona, mas pela necessidade de nos determos mais na leitura, compreendendo a importância da seleção de fatos que o filme promoveu e incentivando os novos leitores a buscarem o texto integral”, acrescenta Suzana.
O encontro foge excepcionalmente do calendário regular do Clube de Leitura CCBB, realizado na segunda quarta-feira de cada mês. A programação de setembro pretende fazer o caminho inverso ao mais habitual das adaptações: partir da tela para chegar ao livro.
Os encontros do Clube de Leitura CCBB ficam disponíveis no canal do Banco do Brasil no YouTube, com tradução em Libras. Durante o período do Defeso Eleitoral, de 4 de julho a 25 de outubro, no entanto, os vídeos permanecem ocultos no canal.
Leia Também
Gostou deste conteúdo?
Receba análises exclusivas como esta toda semana no seu email
Toda segunda e quinta



