Publicidade
Publicidade
Os altos e baixos dos clubes de assinaturas
PublishNews, Redação, 19/09/2022
Podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG. e ouviu outros clubes de assinaturas de livros para saber sobre como anda esse mercado

Nos últimos anos, uma infinidade de clubes de assinaturas surgiu no país. Sejam eles de vinhos, cafés, cervejas, livros e tantos outros.

Na pandemia, assim como no mercado editorial como um todo, os clubes de assinaturas de livros cresceram e obtiveram bons resultados, porém uma nova fase chegou para eles nesse cenário "pós-pandemia". Nos últimos meses, houve o fechamento de alguns clubes literários como o Pacote de textos, Panaceia, Intrínsecos e Clube Skoob.

A maior repercussão sobre o assunto surgiu justamente de um post nas redes sociais feito pela TAG - Experiências literárias, que tem vivido na pele esse momento delicado dos clubes de assinatura. "Para nós, está cada vez mais difícil trazer novos leitores para o clube num cenário de pós-pandemia, com dificuldade econômica e inflação, onde o livro pode representar, para uma grande parcela da população, deixar de adquirir produtos básicos de subsistência", diz a publicação.

Para falar mais sobre o assunto, o Podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG. Nesse bate-papo, ele fala sobre o momento do mercado de clubes, dos desafios que a crise econômica trouxe, e outros fatores que impactaram o setor e que podem ter levado alguns clubes a fecharem as portas.

"Dois mil e vinte um começou muito forte para nós, mas a partir do segundo trimestre a gente começou a sentir uma diferença, uma mudança especialmente, no nosso caso, nas mídias pagas, Facebook, Instagram, Google, que são veículos muito fortes quando a gente fala de novos associados, e ai, desde o meio do ano passado, temos sentido que essa dinâmica se complicou", contou Lembert, explicando os motivos por trás disso. "Tem sido mais difícil segmentar e chegar nas pessoas certas para divulgar os nossos produtos. Diria que essa dificuldade começa com um problema de canal", resumiu.

As questões externas também têm o seu peso nos resultados dos últimos meses, como o arrefecimento da pandemia, a inflação e o aumento do preço do papel. "Isso, num clube de assinatura, é muito impactante", concluiu Gustavo, dizendo ainda que a TAG não entende que o problema seja falta de consumidores ou de público.

No bate-papo, o CEO da TAG fez sua leitura sobre o mercado editorial como um todo, sobre a importância de uma reestruturação do canal, do relacionamento com os clientes, de como encontrar novas formas de crescer e ser criativo e ainda sobre a entrada da TAG no canal B2B. "Começamos agora a ter um produto especial para empresas e tem sido muito interessante a resposta disso", contou.

O Podcast ouviu também os depoimentos de Viviane Lordello, co-fundadora do Skoob, sobre o tempo que o seu clube esta dando, e também Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca, falando sobre o encerramento do ciclo do Intrínsecos, clube da editora.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Ao apoiar um desfile, a Estante Virtual sinaliza uma mudança: o livro começa a sair da estante para circular onde as conversas culturais realmente acontecem
Nesta semana, a Área Indie traz obra finalista do Prêmio Jabuti 2025
Não basta traduzir a realidade em imagens mais acessíveis: é preciso criar experiências que humanizem, que provoquem e que permaneçam
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
Escrever pensando em produzir obra-prima é uma armadilha.
Pedro Mairal
Escritor argentino

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar