Publicidade
Voltar MERCADO EDITORIAL

Congresso aprova Plano Nacional da Cultura

10 de novembro de 2010
3 min de leitura

Texto foi escrito após a realização de seminários e audiências públicas e define as diretrizes culturais para os próximos 10 anos

Publicidade
Publicidade

O Plano Nacional de Cultura (PNC) foi aprovado, por unanimidade, nesta terça-feira (9), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e segue agora para sanção presidencial. Depois de sua assinatura, o Ministério da Cultura terá 180 dias para definir metas a atingir na implementação do plano. Demandado pela sociedade por meio da I e II Conferência Nacional de Cultura e em esforço conjunto entre o Ministério da Cultura e o Congresso Nacional, o PNC define as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos, garantindo, assim, a sua continuidade.

O Plano Nacional de Cultura (PNC) é o primeiro planejamento de longo prazo do Estado para a área cultural na história do país. Sua elaboração como projeto de lei é obrigatória por determinação da Constituição desde que o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 48, em 2005.

As prioridades e os conceitos trazidos por ele constituem um referencial de compartilhamento de recursos coletivos que norteará as políticas públicas da área num horizonte de dez anos, inclusive com metas.

Seu texto foi aperfeiçoado pela realização de 27 seminários, em cada unidade da federação, resultantes de um acordo entre MinC e Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

Publicidade

Os 13 princípios do PNC:

– Liberdade de expressão, criação e fruição

– Diversidade cultural

– Respeito aos direitos humanos

– Direito de todos à arte e à cultura

– Direito à informação, à comunicação e à crítica cultural

– Direito à memória e às tradições

– Responsabilidade socioambiental

– Valorização da cultura como vetor do desenvolvimento sustentável

– Democratização das instâncias de formulação das políticas culturais

– Responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas culturais

– Colaboração entre agentes públicos e privados para o desenvolvimento da economia da cultura

Publicidade

– Participação e controle social na formulação e acompanhamento das políticas culturais

Pelo projeto, o governo federal terá 180 dias para definir metas para atingir esses objetivos, que serão medidas pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), já em implantação no Ministério da Cultura.

Os estados e municípios que quiserem aderir às diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura terão de elaborar seu respectivo plano decenal em até 180 dias. Para isso, contarão com assistência do MinC. O conteúdo será desdobrado, ainda, em planos setoriais.

Compartilhar:

Leia Também

Gostou deste conteúdo?

Receba análises exclusivas como esta toda semana no seu email

Toda segunda e quinta
Publicidade