Publicidade
Voltar CLIPPING

Manoel de Barros, o poeta que veio do chão

13 de março de 2010
1 min de leitura

LeYa reedita a obra de Manoel de Barros e lança livro inédito

Publicidade
Publicidade

Manoel de Barros jamais gostou de ser chamado de “poeta do Pantanal” ou, pior ainda, “poeta pantaneiro”. Aos 93 anos, com livro novo, Menino do mato, e sua Poesia completa (LeYa, 96 pp., R$ 29,90 e 496 pp., R$ 69,90, respectivamente), ele diz que pela primeira vez usou a palavra Pantanal num verso. Mas não é à beira d’água ou no brejo que o poeta mora, e sim numa casa de muros de tijolos na zona norte de Campo Grande. É como se quisesse guardar apenas na geografia da infância sua ligação com rios, bichos e plantas. Até os 8 anos, morou numa fazenda perto de Corumbá, em cujo chão brincou com as criaturas que tanto aparecem em sua poesia: sapos, formigas, lesmas, passarinhos, borboletas. Quando adulto, nos anos 50, morou ali por mais dez anos sem escrever um verso sequer – até que pudesse “financiar o ócio”, ou seja, ter dinheiro para se mudar e sobreviver como poeta. Quando entra no pequeno escritório no andar de cima da casa, graceja: “Aqui é meu lugar de fazer o inútil.”

Compartilhar:

Leia Também

Gostou deste conteúdo?

Receba análises exclusivas como esta toda semana no seu email

Toda segunda e quinta
Publicidade