Publicidade
Voltar CLIPPING

Como o capital usa os livros sagrados

28 de novembro de 2003
1 min de leitura

Publicidade
Publicidade

A queda do muro de Berlim colocou por terra não só os últimos pilares que sustentavam a doutrina comunista na Europa. Provocou também uma avalanche de livros de historiadores que sustentam teses sérias (e outras nem tanto) sobre as relações – em geral promíscuas – entre religião e capital. Um tema até então considerado de interesse privado passou a ser discutido publicamente por historiadores. Dois bons exemplos dessa avalanche editorial são os livros A Bíblia Inglesa e as Revoluções do Século XVII (Editora Civilização Brasileira, 658 pp., R$ 66) e Os Judeus, O Dinheiro e o Mundo (Futura, 640 pp., R$ 79). O primeiro, escrito pelo historiador marxista inglês Christopher Hill, morto em fevereiro deste ano, é um estudo brilhante sobre o impacto que a versão inglesa da Bíblia, no século XVI, provocou na sociedade no século seguinte. O segundo é um polêmico ensaio do ex-conselheiro do presidente francês François Mitterand, o banqueiro Jacques Attali, que tenta, oportunamente, acabar com a preconceituosa atitude de culpar os judeus pelas sucessivas crises econômicas do mundo.

Compartilhar:

Leia Também

Gostou deste conteúdo?

Receba análises exclusivas como esta toda semana no seu email

Toda segunda e quinta
Publicidade