Publicidade
Voltar CLIPPING

Um novo palco iluminado para Orestes Barbosa

17 de dezembro de 2005
1 min de leitura

Publicidade
Publicidade

Não é pouca coisa inventar uma cidade. Muito menos uma cidade como o Rio de Janeiro. Segundo Millôr Fernandes, o Rio foi, de certa maneira, “uma invenção de Nássara, Orestes e Noel”. Com o lançamento, na próxima quarta-feira, de Orestes Barbosa – Repórter, Cronista e Poeta (Agir, 685 pp.), de um dos biógrafos de Noel, Carlos Didier, a história dos “inventores” do Rio estará completa. Na cada vez mais rarefeita memória popular, Orestes figura como o autor de um clássico da canção brasileira, Chão de Estrelas – e mais nada. Muita gente desconhece que apenas a letra de Chão de Estrelas era dele – o que, no entanto, já bastaria para consagrá-lo para todo o sempre. Musicada e gravada, em 1937, por Silvio Caldas, foi mesmo sua obra-prima e motivo de inveja de todos os poetas da época. São os mais belos versos da nossa língua, proclamou Manuel Bandeira, pensando sobretudo no “tu pisavas nos astros distraída”, achado poético para o qual até os concretistas tiraram a cartola.

Compartilhar:

Leia Também

Gostou deste conteúdo?

Receba análises exclusivas como esta toda semana no seu email

Toda segunda e quinta
Publicidade