Unisinos promove curso a distância sobre edição de livros
PublishNews, Redação, 18/08/2010
Aulas começam no dia 13 de setembro

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Trajetória do livro e da edição”, promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas acontecem no período de 13 de setembro a 19 de novembro e o curso tem duração de 45 horas. O fato de você não morar em São Leopoldo não deve ser um empecilho, já que ele será dado virtualmente. No programa estão chats e webconferências com a participação de profissionais atuantes no mercado editorial, de editores a livreiros.

A coordenação é de Marília Barcellos e Márcia Duarte e é destinado a todos os profissionais do mercado editorial que queiram aprofundar seu conhecimento e também àqueles que estão pensando em entrar no mundo dos livros. “O mais interessante é que os alunos estarão em contato com outros alunos das mais variadas cidades e isso vai permitir que conheçam diferentes experiências e estabeleçam uma rede de contatos”, destaca Marília.

O objetivo é apresentar esse mercado a partir da análise de casos de produção editorial, da história do livro e de tendências do setor, aprimorando conhecimentos, habilidades e competências específicas voltadas para a este segmento.

São 45 vagas e as inscrições podem ser feitas por aqui. Alunos e ex-alunos da Unisinos e associados do Clube dos Editores e Câmara Rio-Grandense do Livro pagam R$ 369. O valor para os demais interessados é de R$ 410.

Programa

O conteúdo está dividido em quatro módulos, com trabalho experimental:

Módulo 1 - Cadeia Produtiva do livro

Relações entre os agentes da cadeia produtiva do livro, tendências, novos suportes e economia do livro

Módulo 2 - Produção editorial (do original ao produto final)

Caracterização das fases da produção do livro. Formação de catálogo e linhas editoriais.

Módulo 3 - História do livro, da escrita e da leitura

Caminhos percorridos, materialidade de livro, história das editoras brasileiras.

Módulo 4 - Autores e a relação com a escrita

Criação literária e gênese do texto. Mediação literária. Literatura Brasileira.

Professores

Marília de Araujo Barcellos - Doutora em Letras/ Estudos de Literatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Letras/ Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - (PUCRS). Professora no Curso de Formação de Escritores e Agentes Literários - UNISINOS. Coordenadora editorial, especialista em publicações de livros, atuando há 20 anos no mercado em diferentes posições da cadeia produtiva do livro. Coordenadora editorial de publicações do Seminário Fronteiras do Pensamento. Participa de grupos de estudo sobre o livro do Seminário Brasileiro Livro e História Editorial e núcleo de Produção Editorial da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom; organizadora dos cursos A trajetória do livro e o mercado editorial: dos bastidores às prateleiras (LIHED/UFF/RJ) e Design na Produção de Livros (Unisinos/RS).

Márcia Lopes Duarte - Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (199). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Professora da Área de Ciências da Comunicação no curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Coordenadora Adjunto do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa. Organizou eventos como o Seminário Nacional Guimarães Rosa: 50 anos de Grande sertão: veredas e Cinefórum - Graciliano Ramos no cinema: caminhos de um narrador torturado.

Elizabeth Wendhausen Rochadel Torresini - Doutora em História - UFRGS (2002). Mestre em História - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC. Graduada em História - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história de editoras, livrarias e de livros; história empresarial e institucional. Autora de: Editora Globo: uma aventura editorial nos anos 30 e 40 (São Paulo: EDUSP; Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1999); História de um sucesso literário: Olhai os lírios do campo de Erico Verissimo (Porto Alegre: Literalis, 2003); História e Literatura: ensaios (Literalis: 2007); Hospital Moinhos de Vento: 75 anos de compromisso com a vida (2003); Unicred Porto Alegre (2005); Vonpar: a marca do desafio (2009). Curadora das exposições: Por amor à vida: 100 anos de Erico Verissimo (2005), Hospital Moinhos de Vento: 80 anos de Porto Alegre (2007).

Márcia Ivana de Lima e Silva - Pós-Doutorado na Université du Québec, Montreal. Doutora e mestre em Teoria literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Alemão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Professora e pesquisadora do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, teoria literária, criação literária, crítica genética, Guilhermino Cesar e Caio Fernando Abreu.

Jeferson Barboza Braun, Free-lancer na área de Webdesign, estudante do curso de Comunicação Digital da Unisinos. Atua na Unisinos Virtual desenvolvendo Objetos de Aprendizagem para cursos a distância.
[18/08/2010 00:00:00]