Há 50 milhões de autores no Brasil
PublishNews, 10/10/2012
Há 50 milhões de autores no Brasil

Na verdade, na era do Youtube, do Angry Birds e do iTunes, as pessoas estão escrevendo mais do que nunca.

50 tons de tortas de maçã

Autopublicação é uma tendência em ascensão que não pode ser ignorada. Você provavelmente já ouviu falar em Smashwords e Lulu, do meu país, enquanto que o Clube de Autores e a Bookess são os grandes inovadores no Brasil. O que talvez você nunca tenha ouvido é que 65% dos novos livros publicados nos EUA são autopublicados. Em torno de 250 mil títulos por ano! Com as barreiras para publicar um livro muito mais livres, provavelmente veremos tantas 50 Receitas de Torta de Maçã quanto 50 tons de cinza.

Economia verbal

Então, você tem algo a dizer, mas não precisa de 250 páginas para isso? Bom, por que não se juntar aos 100 milhões de blogueiros no mundo. Eles adotaram uma nova forma mais eficiente de escrever – uma economia verbal se você quiser. “Bullet” points diretos, palavras voltadas para o marketing, listas numeradas. Um título poderoso é importante para conquistas os leitores:

Por que a Apple deveria comprar a Nokia

20 Marcas que o ajudam mais do que nunca

As 10 dietas mais estranhas na história do esporte

Linda prosa, não; redação eficiente e rica de informação, sim. O mais interessante é que muitas coletâneas de posts para blogs estão chegando às livrarias.

SDDS VC! PFV PLMDDS VAI CMG PQ VDD A GLR -N VAI HJ VLW. BJS.

Saudades de você! Por favor, pelo amor de Deus, vai comigo porque na verdade a galera não vai hoje. Valeu. Beijos.

Falando sobre economia verbal, como você consegue enfiar seu pensamento em 140 caracteres? 300 milhões de escritores descobriram como fazer isso. E outro bilhão deles conta suas vidas diárias (um diário digital?) no Facebook. Para aqueles que acham que nenhum bom conteúdo poderia sair de dois dedões e um celular, várias editoras no Japão oferecem até 100.000 dólares para os melhores Keitai Shousetsu (Romance para Celular) com 100-200 palavras por capítulo. Uma versão moderna do haicai?

Estamos falando sobre a revolução da leitura digital. Mas o que podemos não ter percebido é que estamos no meio de uma revolução na escrita digital também. Pelo menos 50 milhões destes escritores estão no Brasil (no Facebook).

[09/10/2012 21:00:00]