Publicidade
Publicidade
Agenda de lives

O PublishNews reúne e mantém atualizadas as informações sobre lives sobre livros durante o período de isolamento social.


Nesta página, o assinante do PublishNews tem a possibilidade de acompanhar a programação de lives e encontros virtuais programados para os próximos dias. Caso você tenha sugestão para que a sua live também esteja aqui, pode enviar as informações por meio deste formulário.

SEMANA DE 27 DE SETEMBRO A 03 DE OUTUBRO

Livro-jogo 'Viagem das emoções'
O livro jogo de tabuleiro Viagem das emoções, do time da Box Cambalhota (Adriana Gardel, Carolina Vieira e Valéria Rezende), possui a cocriação das psicólogas Mônica Vagliati e Anne Lacerda e trabalha as habilidades socioemocionais, possibilitando diversas intervenções no contexto familiar, escolar e terapêutico, assim como visa, sobretudo, oferecer às famílias a ludicidade que proporciona momentos de qualidade, aprendizado e diversão, atividades essas que poderão auxiliar pais na criação de vínculos com seus filhos.
Quando? 29/09/2021, às 20h
Quem organiza? Literare Books International
Onde assistir? Canal da Literare Books no YouTube



SEMANA DE 20 A 26 DE SETEMBRO

Canto Quinto, de Dante - A tradução conforme o ritmo
Live da Sala Libretos sobre o livro Dante - Canto Quinto. Participam da conversa, Maria Etelvina e Carlos Frederico Guazzelli, com participação especial de Sílvia Guimaraens e mediação de Rafael Guimaraens.
Quando? 24/09/2021, às 19h
Quem organiza? Libretos Editora
Onde assistir? Página da Libretos no Facebook

3º Encontro Digital Sabor Literário com participação de Ana Maria Machado
O evento on-line promovido pela Somos Educação contará com a participação especial de Ana Maria Machado, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (2011-2013) e reconhecida mundialmente por sua contribuição à literatura infantojuvenil. O encontro é gratuito e aberto para todos os públicos. Neste ano em que a convidada completa 80 anos, o evento trará uma conversa sobre sua trajetória e os principais desafios de 50 anos como jornalista, professora, pintora e escritora, além de uma bate-papo sobre a literatura no Brasil. Para mediar o encontro, a Somos Educação convidou Denise Guilherme, Idealizadora da Taba, empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Denise foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019 e é professora do curso de pós-graduação literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
Quando? 22/09/2021, às 19h
Quem organiza? Somos Educação
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever

Felicidade na prática: conquistas de quem superou a depressão
O psicólogo Nelson Guedes conversará com a escritora Lígia Oizumi que, depois de superar a depressão, criou coragem para deixar o Brasil e viajou pelo mundo realizando seus sonhos. Ela é autora de Felicidade na Prática.
Quando? 22/09/2021, às 19h
Quem organiza? Educathus em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista, Editora Gênio Criador, Victory It’sSeg Company, psicólogo Nelson Guedes e escritora Lígia Oizumi
Onde assistir? Clique aqui

Live de lançamento do livro 'Robinson Crusoé e seus amigos'
A Editora 34 realiza uma live de lançamento do novo livro de poemas de Leonardo Gandolfi, Robinson Crusoé e seus amigos. O encontro terá a presença do autor, Bruna Beber, Rafael Zacca, Filipe Manzoni e mediação de Alberto Martins.
Quando? 21/09/2021, às 19h
Quem organiza? Editora 34 e Livraria da Travessa
Onde assistir? Canal da Livraria da Travessa no YouTube



SEMANA DE 13 A 19 DE SETEMBRO

Processo Artístico e Documentação com Ferramentas Digitais
Gabriel Sanpêra, autor do recente A ossada de um moleque estará compartilhando dicas para escrita a partir de fotos e outros recursos digitais, tal qual seu processo criativo para esse livro e também dicas de ferramentas para apoiar ou mesmo documentar o processo criativo. Com produção da própria editora, as inscrições acontecem até a véspera, pelo site da Oríkì e os compradores do livro possuem desconto na oficina.
Quando? 18/09/2021, às 17h
Quem organiza? Oríkì Editora e Produtora Cultural
Onde assistir? Clique aqui

SM realiza encontro on-line e gratuito com Mario Sergio Cortella
Com o tema Quais os desafios que a Educação Brasileira enfrentará em 2022, a SM Educação promove o Realize 2021, encontro de especialistas com o objetivo de compartilhar experiências por quem pensa e faz a Educação Escolar. A mesa redonda será conduzida por profissionais da própria SM e terá a participação especial do professor, escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella. O evento será totalmente gratuito e on-line. Os participantes que concluírem a jornada de formação receberão Certificação de Extensão Universitária.
Quando? 18/09/2021, às 09h
Quem organiza? SM Educação
Onde assistir? Clique aqui para se inscrever e assistir

Uma conversa sobre a Política Nacional do Livro e a regulação de preços - PLS do Senado 49/2015
A série de lives da Associação Nacional das Livrarias (ANL) trará a Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto, da Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes (ECA) - Depto. de Jornalismo e Editoração (CJE), Prog. de Pós-Grad. em História Econômica – FFLCH; e Bernardo Gurbanov, presidente da ANL, proprietário da Editora e Livraria Letraviva e consultor para o mercado editorial nacional e internacional, para uma conversa sobre a Política Nacional do Livro e a regulação de preços - PLS do Senado 49/2015.
Quando? 17/09/2021, às 16h
Quem organiza? Associação Nacional de Livrarias (ANL)
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)

Telas literárias - Conversas sobre literatura contemporânea alemã
Como o soldado conserta o gramofone é o primeiro romance de Saša Stanišić e entrelaça as memórias e as fantasias de infância do mágico de capacidades e conversador de rios Aleksandar. Atingidos pela guerra civil, ele foge com sua família da antiga Iugoslávia para a Alemanha e, do lugar de refúgio, reconstrói sua história por cartas, desenhos, ligações telefônicas. Em busca de sua identidade, revisita um mundo cheio de tensões políticas e multiculturais que nos desperta ternura, medo, riso e melancolia diante das perdas e da inventividade do narrador. Participam da conversa: Mariana Holms (mestra e doutoranda em Língua e Literatura Alemã pela USP) e Saša Stanišić (escritor alemão).
Quando? 16/09/2021, às 19h
Quem organiza? Goethe-Institut SP
Onde assistir? Zoom - inscrição pelo e-mail daad_sao_paulo@daad.org.br

Live de lançamento do livro 'Sarah é isso'
Bate-papo entre a autora, a francesa Pauline Delabroy-Allard e a poeta Angélica Freitas, com mediação de Nanni Rio. O evento gratuito integra o Ciclo "Devaneios", criado pela Embaixada Francesa no Brasil com o objetivo de incentivar o diálogo entre escritores e intelectuais brasileiros e francófonos neste momento tão desafiador, atravessado com cuidado e prevenção para o corpo, mas que não precisa deixar de ser um momento instigante e enriquecedor para a mente. O lançamento do livro "Sarah é isso" marcará o terceiro encontro do ciclo em 2021 e terá como tema “Narrar o amor no contemporâneo”. O evento contará com tradução simultânea francês/português.
Quando? 16/09/2021, às 17h
Quem organiza? Editora Nós e Escritório do Livro da Embaixada da França no Brasil
Onde assistir? Zoom - Clique aqui

Retomada ou reinício - Como ficam os eventos literários?
O encontro debaterá diferentes pontos de vista sobre a retomada dos eventos literários presenciais. Nossos convidados compartilharão ideias, superações e os desafios enfrentados no cenário atual. Participam: Gisele Correa (Flipoços), Marcos da Veiga Pereira (Bienal do Livro Rio), Ursula Vidal (Feira do Livro da Pan Amazônica), Isatir Bottin (Feira do Livro de Porto Alegre), Marcio Tupinambá (Salão de Negócios da ABDL), Rogério Robalinho (Bienal de Pernambuco) e Vitor Tavares (Bienal do Livro de São Paulo). Mediação: Roberta Yoshida (Grupo Radar & TV).
Quando? 16/09/2021, às 16h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube

Debate sobre a obra 'A saga dos intelectuais franceses 1944-1989'
A Aliança Francesa de São Paulo e a Estação Liberdade realizam um debate sobre a obra A saga dos intelectuais franceses 1944-1989. O evento é gratuito e tem a participação do autor Francois Dosse, Renato Janine Ribeiro (professor de filosofia) e Angel Bojadsen (diretor editorial da Estação Liberdade). A publicação aborda a evolução das ideias que dominaram cada momento da história intelectual da França e, em grande parte, da Europa e do mundo. O panorama vai da Libertação e do fim da Segunda Guerra Mundial ao bicentenário da Revolução Francesa à queda do muro de Berlim.
Quando? 14/09/2021, às 16h
Quem organiza? Aliança Francesa de São Paulo e editora Estação Liberdade
Onde assistir? Clique aqui



SEMANA DE 06 A 12 DE SETEMBRO

Por dentro do editorial
Amanda Moura entrevista Letícia Teófilo, que compõe o editorial da editora Planeta. Letícia assim se descreve: "Agarrada às letras, carregada pelos significados e afagada pelos contextos, esse é um bom resumo para minha paixão pelos livros e pela produção editorial. Contribuo há uma década pelos meandros editoriais – contra muitos estigmas sociais. Sigo acreditando na eternidade das palavras”. Com o tema "Por dentro do editorial”, neste bate-papo Letícia contará sobre sua experiência como produtora editorial, abrangendo tradução, preparação e revisão de textos e oferecerá dicas para quem trabalha ou pretende trabalhar com livros.
Quando? 09/09/2021, às 19h30
Quem organiza? Amanda Moura
Onde assistir? Canal da Amanda Moura no YouTube

Webinar lançamento do livro 'Oncologia Integrativa - Um novo olhar para o Câncer'
Felizes por poderem compartilhar o grande desenvolvimento experimentado pela Medicina Integrativa, nesta terceira década do século XXI, os doutores Igor de Abreu e Vivian Coski, levam a milhões de pessoas, através do lançamento do livro Oncologia Integrativa – um Novo Olhar para o Câncer. A proposta da oncologia integrativa é trazer à tona técnicas de tratamento não medicamentoso, que buscam suavizar os efeitos dos tratamentos convencionais atualmente disponíveis para o câncer. O grande objetivo é mostrar aos pacientes que as técnicas de medicina integrativa podem ser usadas com a finalidade de tratar sintomas do câncer, e os efeitos adversos dos tratamentos oncológicos. Entre estas técnicas estão as práticas de Nutrição e Dietoterapia, Atividade Física, Fisioterapia, Acupuntura, Hipnose, Relação entre Espiritualidade e Câncer, Meditação, Autoestima do Paciente com Câncer e a Sua Sexualidade.
Quando? 08/09/2021, às 19h30
Quem organiza? Editora Atheneu
Onde assistir? Clique aqui



SEMANA DE 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

Oficina 'Ilustração de Personagens para Animação'
Neste sábado (4) rola o último dia das atividades virtuais que antecedem a feira literária presencial da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Na programação, a Sala Educação exibe a oficina Ilustração de Personagens para Animação, com o quadrinista Rogi Silva.
Quando? 04/09/2021, às 19h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-Bienal

Painel 'A Pedagogia Mítica de Cida Pedrosa'
Neste sábado (4), o último dia das atividades virtuais de setembro da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, apresenta, na sala Círculo das Ideias, o painel A Pedagogia Mítica de Cida Pedrosa, em celebração à segunda personalidade homenageada pela feira literária, a poeta Cida Pedrosa. Para falar sobre o assunto, a professora Clécia Pereira, coordenadora do Sarau das Deusas – Núcleo de Estudos de Gênero da ESFEC. Maria Rita Pianco, da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, Seção Pernambuco, faz a mediação.
Quando? 04/09/2021, às 19h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-bienal

Lançamento do livro 'O Sonho de Clara'
Neste sábado (4), o último dia das atividades virtuais de setembro da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, apresenta, na Plataforma de Lançamentos, o livro O Sonho de Clara, um romance escrito na perspectiva das utopias que dá sequência e conclusão à saga tratada em Baltimore. Participam da conversa o autor da obra, Alexandre Santos e os convidados Eurídice Hespanhol, presidente da UBE-RJ, Marcos de Andrade Filho, ex-vice-presidente da UBE, e Antônio Valdo de Alencar, leitor da obra. Rogério Generoso, poeta e produtor cultural faz a mediação.
Quando? 04/09/2021, às 19h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-bienal

Oficina Os Princípios da Animação
Hoje na programação virtual de setembro da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o público fã de animação poderá conferir, na sala Educação, às 19h, o talento do storyboard artist Pablo Ferreira, que ministrará a oficina “Os Princípios da Animação”.
Quando? 03/09/2021, às 19h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-bienal

Pré-lançamento do livro 'Os Papangus de Bezerros'
A programação virtual de setembro da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco promove nesta sexta-feira, na Plataforma de Lançamentos, o pré-lançamento do livro Os Papangus de Bezerros, com o autor Sérgio Lemos. Em 109 páginas, a obra busca assegurar a proteção e preservação do patrimônio cultural ao mostrar a identidade das tradicionais festas da cidade. Além de fotos em alta resolução, o livro ainda traz textos em português e inglês de Francisco Laranjo, Fernando Monteiro, Montez Magno e Marco Cordeiro. Participam da conversa o artista plástico Roberval Lima, diretor de cultura da cidade de Bezerros, e Valda Colares, historiadora, escritora e poeta. A mediação da conversa fica com a produtora Leila Ataíde.
Quando? 03/09/2021, às 19h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-bienal

2ª edição - Festival Brasil Que Lê
Nos dias 3, 4 e 5 de setembro, a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) realiza a 2ª edição do Festival Brasil Que Lê, com o tema Arte que (d)enuncia. Entre os convidados do Festival estão Fernanda Melchionna, deputada federal do PSOL do Rio Grande do Sul; Katú Mirim rapper, cantora e ativista da causa indígena; Lidia Viber, referência no graffiti e muralismo como representatividade feminina; Anderson Shon poeta, escritor e professor e o Preto Michel, escritor, poeta e educador social. Outras presenças confirmadas são de Bell Puã cantora, compositora e poeta, Renato Leão artista visual e ilustrador, além de Francilene Cardoso, bibliotecária e coordenadora do Grupo de Estudos sobre feminismo negros Marielle Franco. Os debates começam na sexta (3), às 19h, com a temática da taxação dos livros no país. No sábado (4), os participantes discutem sobre o cenário e a importância da valorização dos escritores independentes e slammer. Já no domingo (5), o debate é sobre o Brasil que Lê e a Arte que (D) enuncia.
Quando? 03 a 05/09/2021, às 19h
Quem organiza? Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC)
Onde assistir? Página da RNBC no Facebook e YouTube

'Clarice Lispector: introspecção e simbolismo – 100 anos'
Na programação virtual de setembro da XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a sala Círculo das Ideias recebe o painel Clarice Lispector: introspecção e simbolismo – 100 anos, com a escritora Fátima Quintas, que é membro da Academia Pernambucana de Letras e coordenadora do Grupo literário Clarice Lispector. Também participam da conversa as escritoras Bruna Estima Borba e Luciene Aguiar. A mediação fica com Taciana Valença.
Quando? 03/09/2021, às 17h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-Bienal

Lançamento do livro 'Outros Olhares'
Nesta sexta-feira (3), a XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco dá prosseguimento à sua programação online, com mais sete atividades culturais gratuitas, distribuídas em quatro salas virtuais. Quem abre a programação do dia, às 15h, é o lançamento do livro Outros Olhares, uma coletânea de contos da Oficina de Escrita Criativa que tem como autores alunos das comunidades do Coque e do Cordeiro, com o escritor Sidney Nicéas. Participam também da conversa Maria Betânia Andrade, da Biblioteca Popular do Coque, e Deborah Echeverria, da Rede de Bibliotecas pela Paz.
Quando? 03/09/2021, às 15h
Quem organiza? XIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Onde assistir? Site da E-bienal

Bate-papo de lançamento do livro 'Os invisíveis'
Os autores Tino Freitas e Odilon Moraes participam de um bate-papo sobre o livro Os invisíveis, com mediação da editora Gabriela Tonelli. Neste livro ilustrado da renomada dupla, os leitores conhecerão a história de um menino com um superpoder – ele é capaz de ver os invisíveis. Uma história que cativa leitores do zero aos 100 anos. Venha descobrir curiosidades do processo criativo da obra.
Quando? 02/09/2021, às 17h
Quem organiza? Companhia das Letrinhas
Onde assistir? Canal LetrinhaZ no YouTube

Desafios da distribuição de livros no Brasil
Quer saber tudo sobre a distribuição de livros no Brasil? Na transmissão, profissionais à frente deste mercado irão falar sobre os principais desafios enfrentados antes e durante a pandemia. Participam da conversa: Joana de Conti (Bookwire), Michel Ribeiro (Inovação), Raphael Bispo (Loyola) e Wendel Isler (Catavento). A mediação será feita por Talita Camargo (2Books).
Quando? 02/09/2021, às 16h
Quem organiza? Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Onde assistir? Canal da CBL no YouTube

Alta Performance - Livrarias em transformação
A série de lives da Associação Nacional de Livrarias (ANL) trará, nesta quarta-feira, Raul Candeloro, fundador e diretor da Editora Quantum, para o tema Alta Performance - Livrarias em transformação. A live terá a mediação de Nivaldo Madureira de Almeida Junior, diretor da ANL e da Livraria Pedagógica Paulista. O profissional trará temas relevantes, como: a busca pela excelência em vendas, a necessidade de profissionalizar a gestão em vendas, os 10 maiores erros em vendas, oito dicas para a Alta Performance em Vendas, entre outros temas.
Quando? 01/09/2021, às 19h
Quem organiza? Associação Nacional de Livrarias (ANL)
Onde assistir? Instagram da ANL (@livrariasanl)

Livraria Cultura conversa com Ciro Gomes sobre propostas para o Brasil
Nesta terça, a Livraria Cultura realiza uma live com o advogado, professor universitário e autor Ciro Gomes. Na live, a Cultura conversa com Ciro sobre seu livro Projeto Nacional: o dever da esperança, lançado em 2020. O público também poderá fazer perguntas.
Quando? 31/08/2021, às 19h
Quem organiza? Livraria Cultura
Onde assistir? Instagram da Livraria Cultura (@livraria_cultura)

Ensino híbrido e multirrecursos na prática na escola públicaA Abrelivros promove debate virtual com a participação do Consed, Undime e da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo sobre os desafios da adoção do ensino híbrido na realidade da escola pública brasileira. Além do relato das dificuldades encontradas, serão abordadas as experiências exitosas e a utilização de diferentes recursos de ensino aprendizagem, mesmo em condições particularmente adversas. Participarão da conversa Ellen Gera, secretário de Estado da Educação do Piauí e coordenador de Ensino Híbrido do Consed; Andréa Pereira da Silva, dirigente Municipal de Educação de Oliveira/ MG e membro da Undime; e Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. A mediação do debate será feita por Renata Sanches, supervisora de serviços educacionais da editora do Brasil, e a abertura ficará com Ângelo Xavier, presidente da Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional (Abrelivros).
Quando? 31/08/2021, às 17h30
Quem organiza? Abrelivros
Onde assistir? Canal da Abrelivros no YouTube

Live com Marina Mafra, autora de 'De Repente, esclerosei'
Marina Mafra encontrou na escrita uma forma de mostrar a realidade dos pacientes de Esclerose Múltipla para quem quiser conhecer sobre o assunto, para que os amigos e parentes saibam como lidar e para que os demais esclerosados do mundo percebam que não estão sozinhos. No Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, a editora Martin Claret realiza uma live com Marina, autora de De repente, esclerosei, com a mediação da jornalista Bárbara Saryne.
Quando? 30/08/2021, às 20h
Quem organiza? Editora Martin Claret
Onde assistir? Instagram da Martin Claret (@editoramartinclaret)

Publicidade

A edição 2017 do Global eBook: a report on market trends and developments foi elaborada pelo consultor austríaco Rüdiger Winschenbar, com a contribuição de especialistas de todo o mundo. Este relatório documenta e analisa como os mercados de livros digitais estão se desenvolvendo ao redor do globo, trazendo os melhores dados estatísticos disponíveis. A novidade da edição 2017 são as análises inéditas e detahadas de vários mercados europeus feitas a partir de dados dos maiores agregadores de e-books da Europa. O Global eBook está disponível para compra no site www.global-ebook.com.

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Se está escrito, aconteceu. Se é verdade, não importa.
Juliana Frank
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar