Novo de Laurentino Gomes entra na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 24/06/2022
Num semana de queda nas vendas, duas estreias na lista têm potencial para best-seller, o terceiro volume de 'Escravidão', de Laurentino Gomes e a biografia de Luiza Helena Trajano escrita por Pedro Bial

O aumento de vendas registrado na semana passada, de 13%, foi revertido com uma queda de 14% apresentada agora pela Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. E todas as categorias apuradas tiveram redução. O pior desempenho foi em Negócios, com diminuição de 30%. A queda mais discreta está em Autoajuda, com 2%. Nas outras listas, Não Ficção teve redução de 15%, Infantojuvenil, 11%, e Fiçcão, 6%.

Entre as estreias da semana, dois títulos que aparecem na lista de Não Ficção são potenciais ocupantes do topo do ranking. Um deles é Escravidão – Volume 3: Da Independência do Brasil à Lei Áurea (Globo Livros), a conclusão da trilogia de Laurentino Gomes [foto] sobre a escravidão. Um dos autores responsáveis pela popularização cada vez maior dos livros de história entre os mais vendidos, Laurentino só precisa repetir a performance de vendas dos dois primeiros volumes para ter mais um best-seller na coleção pessoal. Seu livro entra na décima posição na lista Geral e em segundo lugar de Não ficção.

A outra novidade que deve subir rapidamente na lista é Luiza Helena - Mulher do Brasil (Gente), a biografia de Luiza Trajano escrita por Pedro Bial. Talvez a empresária mais influente no Brasil nos últimos anos, até nas esferas mais altas da política, a história da mulher que levou o Magalu a uma potência comercial no país já seria um título muito atraente para vários tipos de leitores. Com a grife do texto de Bial, é um produto literário quase irresistível. Aparece na 13ª posição em Não ficção.

Na Lista Geral, o pódio da semana é ocupado por livros que há tempos frequentam as posições mais altas da lista, todos com venda superior a 2 mil exemplares nesta apuração. No topo, O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira. Em segundo, o fenômeno young adult É assim que acaba (Galera Record), da americana Colleen Hoover, seguido de Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill.

Infantojuvenil registra a estreia de O diário de uma princesa desastrada (Outro Planeta), no qual a autora Maidy Lacerda cria a personagem Amora Maria Florentina de Florentia, que é uma princesa de verdade, mas se sente uma derrotada. Filha da fada mais poderosa, nasceu sem poderes e não consegue fazer com que nenhuma colega na escola goste dela. O livro está na 20ª posição na categoria.

Negócios exibe na 12ª posição Diversidade e inclusão (Literare Books), de Luciano Amato. O autor reúne 44 nomes que atuam e vivem a diversidade no seu dia a dia. Eles trazem uma visão diferenciada de temas como gênero, gerações LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, refugiados e diversidade religiosa, de corpos, raça e etnia.

No Ranking das Editoras, o Grupo Companhia das Letras mantém a liderança, com 15 títulos aparecendo em todas as listas. Em segundo lugar está o Grupo Editorial Record, com 14 livros. A terceira colocação é da Sextante, com dez obras.

[24/06/2022 08:00:00]