As primeiras novidades do 64º Prêmio Jabuti
PublishNews, Redação, 09/02/2022
Marcos Marcionilo assina por mais um ano a curadoria da premiação, que também dá as boas-vindas ao jornalista Rodrigo Casarin

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) já tem as primeiras novidades em relação à 64ª edição do Prêmio Jabuti. Neste ano, mais uma vez, a curadoria da premiação estará a cargo do editor e tradutor Marcos Marcionilo. “Ter o Marcos por mais um ano conosco é um presente à comunidade literária. Ele agregou muito à premiação como curador no ano passado, da mesma maneira que vem somando desde 2018, quando foi jurado, e nos anos seguintes, quando fez parte do Conselho Curador”, diz Vitor Tavares, presidente da CBL.

Outra novidade é que o Conselho Curador – composto por Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo – se despede da professora e doutora Ana Elisa Ribeiro e dá as boas-vindas ao jornalista Rodrigo Casarin.

O novo membro é especialista em jornalismo literário, com pós-graduação pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, além de colunista de livros do Uol, UOL, portal no qual é responsável pela edição da Página Cinco, que lhe rendeu o Prêmio IPL - Retratos da Leitura de 2019 na categoria Mídia. Ainda em 2019, a Página Cinco se desdobrou em um podcast semanal sobre literatura.

Além disso, o jornalista também integrou o júri do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa em 2018, 2019, 2020 e 2021 e o júri do Prêmio Jabuti nos anos de 2019 (categoria Biografia, Documentário e Reportagem) e 2020 (categoria Romance Literário). "Agora, mais próximo às engrenagens da premiação, espero colaborar para que o Jabuti siga o bom caminho que merece trilhar, com inegável destaque em nosso cenário cultural", afirma Casarin.

[09/02/2022 09:20:00]