Publicidade
Publicidade
Entretanto em Portugal
PublishNews, Julio Silveira, 08/04/2020
Em sua coluna, Julio Silveira relata como Portugal e em especial, editores e livreiros, estão lidando com a pandemia da covid-19

Não vai ter Páscoa, neste país tão católico. Ninguém poderá sair de seu concelho (município) para celebrar com a família em torno de um bacalhau. Aliás, há guardas na rua “estimulando” as pessoas a ficarem em casa e celebrarem a paixão de Cristo on-line. Eis uma ilustração de Portugal em estado de emergência. Ainda que os casos não tenham explodido, as notícias da vizinha Espanha não deixam os lusitanos, em geral já pragmáticos e recolhidos, relaxarem.

A resposta portuguesa foi rápida, mas também vêm rápidos os efeitos sobre a economia: ruas desertas e comércio fechado, à exceção dos supermercados e farmácias, onde só podem entrar cinco compradores por vez. As livrarias — tanto as de shopping quanto as de rua — estão (quase) proibidas de abrir, embora a ministra da cultura (sim, aqui ainda há) tenha ressaltado que elas podem funcionar se recorrerem a um postigo (um balcão/janela para a rua, como a das farmácias brasileiras em áreas de risco).

Ver como os editores e livreiros portugueses reagem a este pouso forçado e quais soluções vislumbram pode servir de referência, ou consolo, para seus colegas da margem esquerda do Atlântico. Mas antes de encontrar semelhanças, é preciso estabelecer as diferenças:

O mercado português de livros difere do brasileiro em tamanho e situação: é bem menor (na melhor das estimativas, equivale a um sexto) e vai bem melhor: vem há alguns anos com um crescimento, nada exuberante, mas consistente (embora ainda não tenha voltado aos números anteriores à última crise, em 2011). A cadeia do livro opera em bases mais salutares, numa ecologia que viabiliza livrarias de rua, ao lado de grandes redes e da venda em hipermercados (40% do mercado).

Isso posto, ressalte-se que em Portugal há um governo ativo e coeso (e respeitado) que reconhece o papel estruturante da cultura para a economia e sociedade, e também uma população confiante e acostumada a recorrer aos governantes. Isso talvez explique que em Portugal os profissionais do livro primeiro foram cobrar as autoridades institucionais, enquanto que livreiros e editores do Brasil abriram guerra entre si.

Há medidas governamentais de proteção da economia, algumas gerais — como a moratória do pagamento de aluguéis, incluindo os particulares —, outras específicos para a cultura, como uma linha de apoio emergencial a criadores e promotores. Mas não se sabe o quanto isso pode mitigar o cataclisma: nas primeiras duas semanas de confinamento, o total de livros vendidos foi de apenas um terço do mesmo período do ano passado e, com a perspectiva de mais um mês em estado de emergência, a tendência é achatar a curva do faturamento até o zero.

“É uma situação dificílima que se está a viver neste momento, porque todo o circuito parou”, diz o presidente da APEL (a equivalente lusa da CBL), “as vendas estão completamente paradas, não há venda nenhuma, as que ainda subsistem são on-line, mas mesmo as livrarias virtuais têm um peso muito pequenino no conjunto do mercado, se representarem 5% das vendas é muito bom”.

Além da baixa participação do digital no mercado (em comparação aos 40% no Brasil), por conta da boa rede de livrarias e a maturidade do hábito de leitura, o vírus pegou o livro português no contrapé: a última semana antes do confinamento tinha registrado aumento de 12% frente ao mesmo período do ano anterior; e 2019 registrou um crescimento leve (uns 3%) porém seguro da economia do livro.

O maior temor é que as algumas livrarias que fecharam por ordem do estado de emergência… não abram pela desordem financeira.

A primeira reação organizada partiu de um grupo de (maior) risco: as livrarias independentes. Reuniram-se 57 delas (número vale a pena comparar com a base brasileira de livrarias mapeadas por Beatriz Alves) para subscrever uma carta dirigida aos governantes e à sociedade em geral. O manifesto da ReLI (Rede de Livrarias Independentes) reivindica apoio e sugere medidas tanto emergenciais (para manter o segmento vivo) quanto estruturais para fortalecer o que sobrar do mercado, “se conseguirmos acordar desta longa noite”.

Do governo, a ReLI pede recursos para cobrir aluguéis e manter funcionários — o que já está no plano geral anti-crise do Estado —, mas pleiteia que não sejam apenas uma moratória, porque “o problema é o adiamento do problema”, como diz José Pinho, livreiro da gigantesca (embora independente) Ler Devagar e promotor do Festival Literário de Óbidos. “Como nas rendas [aluguéis], no layoff [demissões], nos empréstimos que não forem a fundo perdido, ou noutra área qualquer, todas estas medidas que até parecem simpáticas e solidárias não passam de medidas proporcionadoras de acumulação de dívida contraídas por empresas que provavelmente, não vendendo, nem daqui a dois ou três anos estarão em condições de amortizar.” Também demanda que livrarias independentes tenham prioridade nas compras governamentais e que os livros didáticos, um dos esteios do mercado, sejam prioritariamente vendidos pelas lojas independentes.

A Lei do Preço Fixo voltou a ser invocada para defender as livrarias. Ela vigora em Portugal, mas sua aplicação é pouco rigorosa, e assim como o touro nas touradas à portuguesa, os infratores não sofrem graves consequências. O editor Hugo Xavier, da e-Primatur, que busca novas soluções para o velho negócio do livro, opina que “se alguma coisa deveria acontecer era uma luta e um pedido de regulamentação legal do desconto comercial” e prefere o estabelecimento de novas regras em comum. Para Hugo, “a ReLI precisa criar mecanismos e princípios comuns e os cumprir, para ira além de uma amálgama de intenções. […] O resto ficaria a cargo da imaginação e capacidade e risco de cada agente do livro, e os pequenos livreiros aí tem uma vantagem na agilidade e criatividade que as grandes cadeias não terão.”

Do lado proativo, as livrarias da ReLI propõem fortalecer a rede e conquistar espaço, ou não perdê-lo para as redes e as lojas virtuais. As medidas incluem a constituição de um e-commerce próprio e coletivo, que constituiria “o embrião de uma central de compras e de distribuição”. Talvez aí resida a melhor inspiração para as livrarias brasileiras: trocar o corporativismo pelo cooperativismo. Porém, para além das dificuldades inerentes da criação de uma federação de livrarias, acomodando todos os diversos interesses, há coisas que Portugal poderia fazer e o Brasil não, como o compartilhamento de um e-commerce onde o endereço do comprador determinaria qual livraria fará a venda — impensável no cenário do Brasil, com um imenso território onde as poucas livrarias independente dividem os mesmos poucos bairros nas mesmas poucas cidades.

Porém, enfim, é Semana Santa e a ressurreição da economia pode vir, não por milagre, mas pela inflexão da curva de contágio, o que já faz sonhar com uma volta à rua e aos livros. Que não se subestime a resiliência portuguesa: há 265 anos, após terremoto, tsunami e incêndios, Lisboa tratou logo de “enterrar os mortos e cuidar dos vivos” e a cidade foi logo reconstruída, em bases mais seguras e majestosas. Do mesmo modo, imagino que lá para agosto ou setembro, vencida a calamidade, a Feira de Lisboa estará cheia de livros e de leitores (mesmo que com máscaras).

Julio Silveira é editor, escritor e curador. Fundou a Casa da Palavra em 1996, dirigiu a Nova Fronteira/Agir e hoje dedica-se à Ímã Editorial, no Brasil, e à Motor Editorial, em Portugal. É atual curador do LER, Festival do Leitor.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em seu último relato sobre sua primeira participação na Feira de Bolonha, Julio Silveira conta o que viu, o que não viu e o que aprendeu com o evento
No seu segundo dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira fala sobre as tendências que identificou no evento
Em seu primeiro dia na Feira do Livro Infantil de Bolonha, Julio Silveira faz comparações entre o evento italiano e a Feira do Livro de Frankfurt
Já é possível escrever e ilustrar um livro inteiro em algumas horas com inteligência artificial. O que isso significa para o mercado das ideias?
Portugal reabre livrarias e editoras brasileiras já podem participar da retomada
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Uma das coisas que sempre tento fazer, como escritor, é entrar na cabeça das pessoas.
Neil Gaiman
Escritor inglês
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar