Publicidade
Publicidade
Uma conversa sobre os Didáticos
PublishNews, Redação, 29/04/2019
Nesta semana, o Podcast do PublishNews recebeu Cândido Grangeiro, autor e diretor presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale) para falar sobre como anda esse mercado na sua visão

O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Cândido Grangeiro, presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale) para falar um pouco, sob o ponto de vista do autor, sobre a atual situação do mercado de livros didáticos no País.

Cândido explicou, dentre outras coisas, como funciona o mercado de livros didáticos, as alternativas que essa categoria de livros encontrou para se manter depois da crise das duas maiores redes de livrarias. “A minha leitura é que esse mercado de livros didáticos passa por uma transformação muito grande, como todo o mercado de livros, na minha percepção, o papel, a versão impressa, ainda é muito importante dentro da sala de aula, mas hoje não dá mais conta sozinha, então tem ganho o digital e outros recursos e que de uma certa maneira vai revendo o livro impresso. Acho que essa busca por outro modelo, por outra forma de se relacionar com seu público, coloca em um momento muito único toda essa questão dos livros didáticos”, contou.

Historiador por formação com por editoras como Ática e FTD, Cândido também falou sobre como é estar por dentro de todo esse processo, desde trabalhar em uma editora até atuar como autor de livros didáticos.

Além disso, nosso convidado também deu sua opinião sobre a notícia de que autores estariam se autocensurando para participarem do PNLD e explicou como funciona o manual que os autores têm que cumprir para serem aceitos nos programas governamentais.

Nosso editor-chefe Leonardo Neto que cobriu a Feira do Livro de Buenos Aires na última semana, mandou entrevistas com Ricardo Melo, Dênya Rabêlo e Paula Cajaty que também estavam por lá e falaram um pouco sobre suas participações no evento.

Por aqui, nossa equipe também comentou as notícias da semana – como a história da escritora norte-americana, Nora Roberts, processar a brasileira Cristiane Serruya por ‘multiplágio’ e a nova coleção da Pólen Editora – e deu suas indicações semanais.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
Fui descobrindo, aos poucos, que, de alguma maneira, queria entrar na literatura, como um leitor mesmo. Mas, sem saber, eu estava procurando um caminho como escritor
Luiz Ruffato
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar