Uma conversa sobre os Didáticos
PublishNews, Redação, 29/04/2019
Nesta semana, o Podcast do PublishNews recebeu Cândido Grangeiro, autor e diretor presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale) para falar sobre como anda esse mercado na sua visão

O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Cândido Grangeiro, presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale) para falar um pouco, sob o ponto de vista do autor, sobre a atual situação do mercado de livros didáticos no País.

Cândido explicou, dentre outras coisas, como funciona o mercado de livros didáticos, as alternativas que essa categoria de livros encontrou para se manter depois da crise das duas maiores redes de livrarias. “A minha leitura é que esse mercado de livros didáticos passa por uma transformação muito grande, como todo o mercado de livros, na minha percepção, o papel, a versão impressa, ainda é muito importante dentro da sala de aula, mas hoje não dá mais conta sozinha, então tem ganho o digital e outros recursos e que de uma certa maneira vai revendo o livro impresso. Acho que essa busca por outro modelo, por outra forma de se relacionar com seu público, coloca em um momento muito único toda essa questão dos livros didáticos”, contou.

Historiador por formação com por editoras como Ática e FTD, Cândido também falou sobre como é estar por dentro de todo esse processo, desde trabalhar em uma editora até atuar como autor de livros didáticos.

Além disso, nosso convidado também deu sua opinião sobre a notícia de que autores estariam se autocensurando para participarem do PNLD e explicou como funciona o manual que os autores têm que cumprir para serem aceitos nos programas governamentais.

Nosso editor-chefe Leonardo Neto que cobriu a Feira do Livro de Buenos Aires na última semana, mandou entrevistas com Ricardo Melo, Dênya Rabêlo e Paula Cajaty que também estavam por lá e falaram um pouco sobre suas participações no evento.

Por aqui, nossa equipe também comentou as notícias da semana – como a história da escritora norte-americana, Nora Roberts, processar a brasileira Cristiane Serruya por ‘multiplágio’ e a nova coleção da Pólen Editora – e deu suas indicações semanais.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

[29/04/2019 06:00:00]