Da favela para a Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 22/03/2019
‘Da favela para o mundo’, livro de Edu Lyra, alcança a Lista, com 2.476 exemplares vendidos na sua semana de estreia

Edu Lyra, autor do livro 'Da favela para o mundo', estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Redes sociais do autor
Edu Lyra, autor do livro 'Da favela para o mundo', estreia na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews | © Redes sociais do autor
Aos 30 anos, Eduardo Lyra colecionou muitas vivências e histórias. Da infância em uma favela de Guarulhos, na Grande São Paulo, até o reconhecimento pelo Fórum Econômico Mundial, que o escolheu como um dos jovens brasileiros com capacidade para mudar o mundo, e pela revista Forbes, que o elegeu um dos 30 jovens mais influentes do Brasil, ele construiu uma carreira como jornalista, fundou uma ONG que atende mais de 1.800 famílias da periferia com projetos de educação, cultura, esportes e qualificação profissional e ainda é roteirista do filme Na quebrada. Tudo isso lhe deu credenciais para escrever o livro Da favela para o mundo (Buzz) que estreou fazendo muito bonito na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews. Com 2.476 exemplares vendidos, o livro ocupa, na sua semana de estreia, a posição de número quatro da Lista de Autoajuda e a de número oito da Lista Geral.

E ele não está sozinho. Na verdade, outros oito títulos estrearam na lista dessa semana. Ainda em Autoajuda, foi a vez do novo livro do padre Reginaldo Manzotti. O poder oculto (Petra / Ediouro) começou bem, ocupando a 6ª posição da categoria e a 12ª da Lista Geral ao vender 2.167 cópias. Nesse novo livro, o padre-campeão-de-vendas propõe um coaching em busca da felicidade real.

Ainda em Autoajuda, apareceu Acredite! Cinco fases para ter sucesso e ser um vencedor (Planeta), de Dunga, um dos mais influentes comunicadores católicos do Brasil. Foram 503 exemplares vendidos, o que o colocou na posição de número 18 da categoria.

Novidades também em Ficção. Indicado como leitura obrigatória do vestibular da Fuvest 2020, 2021 e 2022, Poemas escolhidos de Gregório de Matos (Companhia das Letras) apareceu pela primeira vez na lista, ocupando a 9ª posição da categoria, com 902 cópias vendidas. Essa é a primeira vez que Gregório de Matos aparece na lista. Ainda em Ficção, estreou Até o fim (Arqueiro / Sextante), o novo livro de Harlan Coben. Foram 440 exemplares vendidos, número suficiente para colocá-lo na posição de número 16.

Em Negócios, as novidades foram A arte da guerra (Buzz), com 547 cópias (15º lugar) e Claudio Galeazzi: sem cortes (Potfolio Penguin / Companhia das Letras), com 471 (19º). Completando o time de estreantes, duas novidades em Infantojuvenil: Rainha do ar e da escuridão (Galera Record), com 798 (10º) e Planeta das gêmeas – No fundo do mar (Astral Cultural), com 593 (14º).

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista se mantiveram estáveis, mas há altos e baixos quando se olha para as categorias. Ficção (-21%) e Negócios (-7%) estão nos vales, mas Autoajuda (15%), Não Ficção (4%) e Infantojuvenil (5%) subiram os morros.

O Ranking Geral se mantém no marasmo de sempre, com A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) liderando. Nessa semana, foram 8.979 cópias vendidas. Em segundo lugar, está O milagre da manhã (BestSeller / Record), com 7.312, e em terceiro, Seja foda! (Buzz), com 3.579.

A Sextante lidera o Ranking das Editoras, com 21 títulos emplacados nessa semana. O Grupo Companhia das Letras ficou em segundo, com 13, e a Intrínseca, em terceiro, com 11.

[22/03/2019 10:20:00]