On-line x Off-line: como as vendas de livros se comportaram nesses dois canais em 2018
PublishNews, Leonardo Neto, 21/03/2019
Em apresentação na Associação Nacional de Livrarias, representante da GfK mostra que as vendas nas lojas de tijolo e argamassa caíram enquanto que nas lojas virtuais elas cresceram em 2018

Na tarde desta quarta-feira (20), a Associação Nacional de Livrarias (ANL) aproveitou o lançamento da sua 29ª Convenção Anual (28 e 29/08) para apresentar um panorama do comportamento do varejo de livros no Brasil em 2018, a partir dos dados da GfK. O instituto de pesquisa mostrou que as vendas nos estabelecimentos monitorados por ele se mantiveram estáveis no ano passado, quando comparadas com 2017. A estabilidade se viu tanto em volume (-0,2%) quanto em valor (-0,6%). Como já era esperado, o primeiro semestre foi relativamente bom, mas não compensou as perdas acumuladas no quarto trimestre, quando as vendas desabaram na comparação com o ano anterior, conforme demonstra o gráfico abaixo.

Na apresentação de ontem, Henrique Nogueira, responsável pelo acompanhamento do mercado livreiro dentro da estrutura da GfK, detalhou os números e passou a mostrar a performance do varejo on-line e daquele realizado nas lojas físicas. Ele apontou que nos dois canais, as vendas apresentaram queda no quarto trimestre, mas ela foi menor nos e-commerces. Os números da GfK mostram que as vendas on-line amenizaram um pouco a queda do canal tradicional. O comércio eletrônico ganhou importância na comparação com os números apurados em 2017. Se naquele ano ele representava 34% das vendas, no ano passado, passou para 37%, crescimento de quatro pontos percentuais. As vendas off-line seguiram no caminho inverso e fecharam representando 62% do faturamento do varejo de livros no país. Em valor, houve crescimento de 10% nas vendas on-line, fechando em R$ 855 milhões, enquanto que as vendas em lojas físicas caíram 6%, totalizando R$ 1,4 bilhão, conforme mostra o gráfico abaixo.

Ainda nessa pegada de separar as vendas em estabelecimentos de tijolo e argamassa daquelas realizadas por meio de devices eletrônicos, ele apontou que há uma diferença importante nos sortimentos movimentados em cada um desses canais. Por exemplo, os livros infantojuvenis, de literatura estrangeira e de autoajuda performam melhor nos canais off-line, enquanto que HQ/jogos, de CTP (Direito, Medicina, por exemplo) e sobretudo os livros didáticos foram melhores nos canais virtuais, conforme mostra o gráfico abaixo.

Ainda sobre o sortimento, Henrique ressaltou os 500 livros mais vendidos nos estabelecimentos monitorados pela GfK representam 19% das vendas on-line e 24% das realizadas em lojas físicas. Ele chamou a atenção ainda para o dado de que 53% dos títulos compõem o Top 500, tanto do canal virtual quanto das lojas físicas.

Ele evidenciou ainda as diferenças de preço e de descontos médios aplicados sobre o preço de capa nas vendas ao consumidor entre um canal e outro. O preço médio das vendas nas lojas físicas fechou em R$ 42,57, enquanto que nas virtuais ficou em R$ 41,62. Os descontos médios são maiores nos canais digitais (30%) do que nas lojas físicas (10%).

Clique aqui para baixar a apresentação feita por Henrique.

Convenção

“Sempre temos que colocar à prova a nossa capacidade de reinvenção. A mudança é imperativa e quem resistir a ela estará assinando o seu atestado de óbito empresarial”. Com essas palavras, Bernardo Gurbanov, presidente da ANL, começou a apresentar alguns destaques da programação da Convenção marcada para acontecer um dia antes da abertura oficial da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (30/08 – 08/09). Ele prometeu aos presentes uma programação focada na inovação e em estratégias para alcançar o “leitor-consumidor”. Adiantou, sem revelar detalhes, que a convenção terá um convidado internacional de peso e que haverá discussões importantes sobre os “descontos excessivos que vem impactando a dinâmica competitiva do mercado”.

Aos possíveis apoiadores presentes na sede da entidade, Gurbanov apresentou os planos de cotas de patrocínio e ressaltou que, nesse ano, a convenção traz uma novidade. Os patrocinadores terão a chance de convidar até dois livreiros de sua preferência para participarem gratuitamente do evento marcado para acontecer entre os dias 28 e 29 de agosto, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

[21/03/2019 10:06:00]