Cultura Livros

Livro encontrado nos arquivos de Maurice Sendak será lançado em 2018

Obra inédita do autor do clássico ‘Onde vivem os monstros’ foi feita na década de 1990
‘Presto and Zesto in Limboland’ é um tributo à amizade entre Sendak (na foto) e o coautor Arthur Yorinks Foto: James Keyser / Divulgação/ James Keyser
‘Presto and Zesto in Limboland’ é um tributo à amizade entre Sendak (na foto) e o coautor Arthur Yorinks Foto: James Keyser / Divulgação/ James Keyser

RIO - A ideia era vasculhar os arquivos recentes do autor e ilustrador americano Maurice Sendak para descobrir o que dali poderia ser descartado. Mas o resultado foi bem mais proveitoso. Na arrumação, Lynn Caponera, presidente da Maurice Sendak Foundation, encontrou um texto batido à máquina e ilustrado, com o título “Presto and Zesto in Limboland”, assinado por Sendak com Arthur Yorinks, seu frequente colaborador. O material, inédito, será publicado em 2018 por Michael Di Capua, editor de Sendak por muitos anos.

Quando recebeu por e-mail os originais escaneados enviados por Caponera, o editor não acreditou no que viu. “Que milagre encontrar esse tesouro enterrado nos arquivos, pensar que algo tão bom estava guardado acumulando poeira”, disse à revista “Publisher’s Weekly”.

ILUSTRAÇÕES FEITAS PARA MÚSICA DE jANÁCEK

Morto em 2012, Sendak é conhecido pelo clássico infantojuvenil “Onde vivem os monstros”, obra que foi adaptada para o cinema em 2009, com direção de Spike Jonze. Já as ilustrações de “Presto and Zesto in Limboland” foram criadas por Sendak em 1990, para acompanhar uma apresentação feita pela London Symphony Orchestra da composição nonsense “Rikadla” (1924), do tcheco Leoš Janácek. Mais tarde, Yorinks pensou no desperdício que eram aquelas imagens terem sido vistas apenas uma vez. Chegou a conversar com Di Capua, mas o projeto foi abandonado pela dificuldade da tradução dos versos loucos do tcheco para o inglês. “Era como traduzir ‘Finnegans Wake’”, brinca Di Capua, em citação ao romance de James Joyce.

Ilustração de 'Presto and Zesto in Limboland', inédito de Maurice Sendak Foto: Divulgação / Maurice Sendak Foundation
Ilustração de 'Presto and Zesto in Limboland', inédito de Maurice Sendak Foto: Divulgação / Maurice Sendak Foundation

Sete anos depois, as ilustrações saíram da gaveta quando a violinista Midori Goto pediu para usá-las numa peça sinfônica que ela estava montando para levantar dinheiro para sua fundação — que oferece formação musical a alunos de escolas públicas de Nova York. Yorinks aproveitou e perguntou a Sendak: “Elas poderiam se tornar um livro, não?”. Os dois concordaram que sim, mas não havia história. Eles espalharam as dez ilustrações numa mesa do estúdio do artista e começaram a pensar a narrativa a partir daí. Algumas horas depois, tinham a base de “Presto and Zesto in Limboland”.

Yorinks explicou que a história acabou se tornando uma homenagem à amizade da dupla, por isso os personagens principais foram batizados com os apelidos com o qual ele e Sendak se chamavam.

Di Capua conta que o livro podia ter sido publicado ainda nos anos 1990, mas Sendak estava envolvido demais em outros projetos, assim como Yorinks (“Honestamente, nós simplesmente esquecemos do livro”).

POUCAS REVISÕES NO TEXTO ORIGINAL

Para a edição que será publicada no ano que vem, poucas mudanças foram feitas na revisão. “A memória de escrever o livro voltou de uma maneira maravilhosa”, conta Yorinks, que completa: “Para dois caras realmente deprimidos, sempre ríamos demais”.

“Presto and Zesto in Limboland” é o terceiro livro assinado por Sendak e Yorinks — os outros são “The Miami giant” (1995) e “Mommy?” (2006). Além das publicações, os dois foram parceiros na fundação do Night Kitchen Theater.