Cultura Música

Bob Dylan finalmente recebe prêmio Nobel de Literatura em Estocolmo

A medalha e o diploma foram concedidos em uma pequena cerimônia num hotel da capital sueca, no sábado
Bob Dylan Foto: BEN STANSALL / AFP
Bob Dylan Foto: BEN STANSALL / AFP

RIO — Finalmente Bob Dylan aceitou seu Nobel de Literatura no último sábado, em um reunião com a Academia Sueca. O cantor e compositor de 75 anos aproveitou a viagem que faria para apresentações em Estocolmo e recebeu o prêmio equivalente a R$ 2,8 milhões.

A instituição, que concede a prestigiosa láurea, já havia advertido o músico que ele teria até o dia 10 de junho para apresentar um discurso formal de agradecimento. Caso contrário, ele perderia o prêmio em dinheiro, mas não deixaria de ser o grande vencedor do ano.

Discreto, e considerado arrogante por alguns, Dylan não compareceu à cerimônia de entrega do Nobel, em 10 de dezembro de 2016, e só reagiu ao anúncio de sua vitória duas semanas depois. O artista não apresentou explicações sobre sua ausência na cerimônia, mas enviou um discurso de agradecimento .

"Lamento não poder estar com vocês pessoalmente, mas por favor saibam que estou definitivamente com vocês em espírito e honrado em receber um prêmio tão prestigioso", escreveu o músico, em discurso lido por Azita Raji, embaixadora norte-americana para a Suécia, no banquete do Nobel.

Recentemente, Dylan lançou "Triplicate", álbum triplo com 10 canções em cada disco , que o compositor americano surgido nos anos 1960 gravou só com sua banda base (formada pelos guitarristas Charlie Sexton e Dean Parks, o baixista Tony Garnier, o baterista George Recile e Donnie Herron, mestre da steel guitar) e alguns sopros arranjados por James Harper.