Cultura Livros

II Prêmio Rio de Literatura está com inscrições abertas até 12 de dezembro

Concurso vai premiar obras publicadas entre outubro de 2015 e outubro de 2016 e inéditas

Beatriz Bracher venceu a primeira edição do prêmio com seu romance 'Anatomia do paraíso' Foto: Leo Martins / Agência O Globo
Beatriz Bracher venceu a primeira edição do prêmio com seu romance 'Anatomia do paraíso' Foto: Leo Martins / Agência O Globo

RIO - O II Prêmio Rio de Literatura, uma parceria da Secretaria estadual de Cultura com a Fundação Cesgranrio, está com inscrições abertas até o dia 12 de dezembro através do site do Centro Cultural Cesgranrio. Para autores experientes, há duas categorias: ficção e ensaio. Nos dois casos, a primeira edição das obras inscritas deverá ter sido publicada entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016. Os vencedores ganharão, cada um, R$ 100 mil.

Para os autores estreantes com textos inéditos, que tenham nascido ou que residam no estado do Rio de Janeiro, o prêmio viabiliza a edição e publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias fluminenses.

O Conselho Curador do prêmio é formado por Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio; pelo acadêmico Arnaldo Niskier; pelos professores Beatriz Resende, Ítalo Moriconi e Marcos Vilaça. A divulgação dos 45 finalistas será feita em maio de 2017. Os vencedores serão anunciados em agosto. No ano passado, "Anatomia do paraíso", de Beatriz Bracher, venceu na categoria ficção, e "Dois letrados e o Brasil Nação", de Antonio Arnoni Prado, na categoria ensaio. Entre os estreantes, a vencedora foi Izabela Guerra Leal, com "A intrusa". Clara Ferrer ficou com a menção honrosa por "Amores monstruosos".