A campanha "Junte Contos e ganhe Descontos" da livraria Arco-Íris em Juiz de Fora ganhou reconhecimento nacional. Neste mês, o sócio-gerente Gabriel Moreira foi anunciado como um dos cinco vencedores do Prêmio Jovens Talentos 2016. Lançada em outubro de 2013, a campanha é voltada para crianças. Em cada compra, as crianças ganham 5% do valor em "Contos", uma moeda criada pela própria livraria, e podem trocá-los por descontos.
Os pequenos ainda recebem carteira de origami para guardar as notas e cofrinhos para colocar as moedas, os "Continhos". "Já tivemos caso de criança que chegou com mais de 100 'Contos' para gastar", contou Gabriel.
A "garota-propaganda" da campanha é a Bruxa Cremilda, personagem de livros infantis criada por Jonas Ribeiro. "As notas e as moedas têm o desenho dela, que é a dona do nosso banco. Agora estamos investindo em perfis das redes sociais para divulgar a personagem, a livraria e estabelecer novas áreas de atuação da campanha", disse.
Neste fim de semana, foi lançado o Almanaque da Bruxa Cremilda, com histórias, atividades e brincadeiras. O livro será distribuído gratuitamente em escolas, clínicas e empresas voltadas para o público infantil.
A estratégia ajudou a movimentar a livraria e foi um apoio importante no momento de crise nacional. "No primeiro ano, aumentou o faturamento em 52,17%. Um resultado sensacional. Sentimos a diferença, porque muitas crianças contaram que passaram a pedir livros de presente para ganhar o dinheirinho", comentou.
Reconhecimento
Gabriel foi um dos cinco vencedores da segunda edição do prêmio Jovens Talentos. De acordo com o editor-chefe do portal Publishews, Leonardo Neto, foram 45 inscrições, cinco vencedores que receberam ingressos VIP para o Business Club, a área exclusiva da Feira de Frankfurt e um ganhador do prêmio especial que inclui todas as despesas da viagem para a feira na Alemanha.
"É um prêmio voltado para pessoas que trabalham na indústria do livro, seja nos setores editorial, comercial ou livreiro. A gente fica muito feliz de perceber que existem iniciativas muito interessantes e pessoas apaixonadas e interessadas neste mercado, além do nosso eixo de visão, dos grandes centros nacionais e internacionais", afirmou.
Sobre a escolha do projeto desenvolvido em Juiz de Fora, Leonardo Neto apontou fatores que fizeram a diferença para os jurados. "Nós recebemos recomendações de livreiros sobre o resultado do projeto, que incluíram comprovações de que a ideia deu resultado positivo. O prêmio tem este espírito democrático de buscar e contar histórias espalhadas pelo país, de ações que fizeram a diferença e permitir que sejam conhecidas e replicadas", destacou.
Uma das metas de Gabriel é ir a Frankfurt, na Alemanha, onde é realizada a maior feira mundial do mercado literário. "Neste ano, não será possível. O projeto é levar a editora e estar na feira em 2017", explicou.
"A premiação reconhece e divulga ideias e inovações que podem fazer a diferença no mercado literário. A nossa incentiva a fidelização das crianças e ainda é um projeto desenvolvido, com resultados, em uma livraria fora do eixo Rio-São Paulo, em uma cidade no interior do Brasil. É uma iniciativa que poder ser imitada e formar leitores em outras cidades", destaco.