25/09/2016 12h33 - Atualizado em 25/09/2016 12h33

Gestor de livraria de MG é premiado por campanha voltada para crianças

Gabriel Moreira, de Juiz de Fora, ganhou 'Prêmio Jovens Talentos'.
Pequenos leitores podem trocar moeda fictícia por descontos.

Roberta OliveiraDo G1 Zona da Mata

Campanha Contos Livraria Arco-Íris Juiz de Fora (Foto: Livraria Arco-Íris/Divulgação)Sócio gerente de livraria de Juiz de Fora foi premiado por campanha de fidelização de clientes (Foto: Livraria Arco-Íris/Divulgação)

A campanha "Junte Contos e ganhe Descontos" da livraria Arco-Íris em Juiz de Fora ganhou reconhecimento nacional. Neste mês, o sócio-gerente Gabriel Moreira foi anunciado como um dos cinco vencedores do Prêmio Jovens Talentos 2016. Lançada em outubro de 2013, a campanha é voltada para crianças. Em cada compra, as crianças ganham 5% do valor em "Contos", uma moeda criada pela própria livraria, e podem trocá-los por descontos.

Os pequenos ainda recebem carteira de origami para guardar as notas e cofrinhos para colocar as moedas, os "Continhos". "Já tivemos caso de criança que chegou com mais de 100 'Contos' para gastar", contou Gabriel.

A "garota-propaganda" da campanha é a Bruxa Cremilda, personagem de livros infantis criada por Jonas Ribeiro. "As notas e as moedas têm o desenho dela, que é a dona do nosso banco. Agora estamos investindo em perfis das redes sociais para divulgar a personagem, a livraria e estabelecer novas áreas de atuação da campanha", disse.

Neste fim de semana, foi lançado o Almanaque da Bruxa Cremilda, com histórias, atividades e brincadeiras. O livro será distribuído gratuitamente em escolas, clínicas e empresas voltadas para o público infantil.

A estratégia ajudou a movimentar a livraria e foi um apoio importante no momento de crise nacional. "No primeiro ano, aumentou o faturamento em 52,17%. Um resultado sensacional. Sentimos a diferença, porque muitas crianças contaram que passaram a pedir livros de presente para ganhar o dinheirinho", comentou.

Campanha Contos Livraria Arco-Íris Juiz de Fora (Foto: Livraria Arco-Íris/Divulgação)Personagem infantil Bruxa Cremilda é a "garota-propaganda" da campanha (Foto: Livraria Arco-Íris/Divulgação)

Reconhecimento
Gabriel foi um dos cinco vencedores da segunda edição do prêmio Jovens Talentos. De acordo com o editor-chefe do portal Publishews, Leonardo Neto, foram 45 inscrições, cinco vencedores que receberam ingressos VIP para o Business Club, a área exclusiva da Feira de Frankfurt e um ganhador do prêmio especial que inclui todas as despesas da viagem para a feira na Alemanha.

"É um prêmio voltado para pessoas que trabalham na indústria do livro, seja nos setores editorial, comercial ou livreiro. A gente fica muito feliz de perceber que existem iniciativas muito interessantes e pessoas apaixonadas e interessadas neste mercado, além do nosso eixo de visão, dos grandes centros nacionais e internacionais", afirmou.

Sobre a escolha do projeto desenvolvido em Juiz de Fora, Leonardo Neto apontou fatores que fizeram a diferença para os jurados. "Nós recebemos recomendações de livreiros sobre o resultado do projeto, que incluíram comprovações de que a ideia deu resultado positivo. O prêmio tem este espírito democrático de buscar e contar histórias espalhadas pelo país, de ações que fizeram a diferença e permitir que sejam conhecidas e replicadas", destacou.

Uma das metas de Gabriel é ir a Frankfurt, na Alemanha, onde é realizada a maior feira mundial do mercado literário. "Neste ano, não será possível. O projeto é levar a editora e estar na feira em 2017", explicou.

"A premiação reconhece e divulga ideias e inovações que podem fazer a diferença no mercado literário. A nossa incentiva a fidelização das crianças e ainda é um projeto desenvolvido, com resultados, em uma livraria fora do eixo Rio-São Paulo, em uma cidade no interior do Brasil. É uma iniciativa que poder ser imitada e formar leitores em outras cidades", destaco.

 

tópicos:
veja também