Publicidade
Publicidade
Talkin' Bout a Revolution
PublishNews, André Palme,* 07/07/2016
Para André Palme, evento sobre autopublicação na Casa das Rosas mostra que estamos vivendo uma revolução

Na última terça-feira, estive na Casa das Rosas para assistir ao evento Como publicar seu e-book, conduzido pela Luciana Syuffi, gerente do Kindle Direct Publishing (KDP), a plataforma de autopublicação da Amazon. Junto com ela estavam três autores autopublicados, que deram seus depoimentos. Existem vídeos bem legais de depoimentos de autores, no site do KDP.

Ver um centro cultural que promove muitos encontros sobre o livro e a literatura – na maioria dos casos publicados em papel e de autores já consolidados – se abrir para um encontro desses e como ele estava cheio (tive que sentar na varanda e assistir a palestra transmitida por um telão) é animador. Além do evento, foi anunciado ontem uma parceria entre o KDP e o Centro de Apoio ao escritor da Casa das Rosas.

Para mim estamos vivendo uma revolução cultural. Dar voz àqueles que tem histórias para contar, mas que dificilmente conseguiriam entrar no mainstream e ter seu original aprovado – não por falta de qualidade, mas por falta de oportunidade – é maravilhoso. Afinal, se é normal produzir um vídeo e publicá-lo, seguindo o slogan do YouTube: broadcast yourself, por que não também, write yourself?

E, antes que se fale sobre a função do editor, que uma coisa fique bem clara: o papel da autopublicação não é minimizar ou acabar com o papel de editores, revisores, diagramadores e toda cadeia de produção e curadoria do livro, mas sim dar voz a toda e qualquer pessoa que tenha uma história para contar. As plataformas disponibilizam a ferramenta de forma prática e didática, fazendo com que usuários comuns consigam publicar seus conteúdos e ter suas histórias lidas e remuneradas.

Existe aí sim, uma mudança grande de paradigma no fluxo de produção de conteúdo, que antes tinha (somente) as editoras como funil de acesso. Eram elas (como eram as gravadoras e as emissoras de TV) que decidiam quais conteúdos chegariam ou não às mãos dos leitores. A internet começou a mudar isso com a possibilidade de qualquer pessoa ter um blog ou publicar um texto nas redes sociais. A autopublicação elevou isso a um nível onde é possível organizar estes conteúdos como um livro digital e ganhar algum dinheiro, ou em alguns casos um bom dinheiro com isso. Alguns autores brasileiros autopublicados chegam a ganhar mais de R$ 10 mil por mês só com a venda de seus e-books.

Além da Amazon, existem outras iniciativas de autopublicação. Para dar alguns dados de outras iniciativas de autopublicação no Brasil:

  • a Amazon vende milhares de livros publicados pelo KDP diariamente no Brasil (os números exatos são confidenciais);
  • a Kobo com o Kobo Writing Life, mesmo sem ter sido lançado oficialmente no Brasil, já ocupa a posição de número oito entre as editoras mais vendidas da livraria digital no país, conforme revelou Camila Cabete em uma das mesas que participou na Casa PublishNews Coworking, na semana passada em Paraty;
  • o Clube de Autores, plataforma brasileira, vende uma média de 6 mil livros mensalmente, todos autopublicados.

Temos então agora uma situação que deixa positivamente o controle de acesso e o sucesso ou fracasso de um conteúdo na mão do leitor, algo que deveria ser normal, já que livros são feitos para serem lidos e não só lançados. Não existe a peça que faz as vezes de juiz sobre o que é bom ou merecedor de ser publicado. O público é quem manda no mercado.

Para as editoras e agentes, ao contrário do que alguns podem pensar, esta é uma oportunidade de otimizar a compra de direitos e encontrar talentos. As ferramentas de autopublicação são ferramentas de análise de mercado e business inteligence prontas, que dão às editoras métricas como ratings, reviews, classificação de 0-5 estrelas. Tudo isso de graça. Ou seja, a autopublicação é uma fonte de pesquisa e descoberta de talentosos escritores (seja pela qualidade literária, pela audiência que movimentam ou ambos) e não uma ameaça ao ofício de edição.

O mercado viveu e vive um boom de publicações de autores vindos do mundo digital, principalmente youtubes, bloggers e afins... Por que não também autores que se publicam? A partir de um livro autopublicado pode-se fazer um tratamento editorial e lapidá-lo para que se torne ainda melhor.

E ah…para quem não se sabe ou não se lembra, 50 tons de cinza nasceu de um blog que se tornou um livro autopublicado.


*André Palme é sócio da editora mobile Kappamakki O Fiel Carteiro, que leva todos os meses conteúdos digitais para 1 milhão de usuários e está presente em modelos inovadores de leitura. Integra a comissão do livro digital da CBL e é co-organizador do Congresso Internacional do Livro Digital. Membro do coletivo de editores digitais AED, é ainda embaixador do Business Club da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil. Apaixonado por leitura digital, André torce para a bateria do celular não acabar nunca.

Palme é um executivo da cultura e do entretenimento com +10 anos de experiência na liderança de projetos que envolvem conteúdos multi formatos, tecnologia e streaming; além de empreendedor, professor, mentor e colunista. Nos últimos anos liderou projetos que somam mais de 10 mil horas de conteúdo em áudio, entre audiobooks, podcasts e audioseries.

Atualmente é CMCO (Chief Marketing & Content Officer) no Skeelo e atua também como empreendedor, consultor, professor e podcaster, além de colunista e palestrante.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A gente tem alguns bons exemplos do poder da comunidade e das interações e todos os aspectos sociais dentro do mundo do livro
É importante adotar sempre uma postura de estar em cena e não ficar só como alguém na plateia vendo a banda passar, parafraseando o Chico
Em novo artigo, André Palme fala sobre o poder e a importância da comunidade e como ter pessoas engajadas com seu conteúdo pode fazer a diferença
Em novo artigo, Palme explica que o acesso global não significa automaticamente consumo global e que é preciso mais do que isso para que um conteúdo faça sucesso em diversos lugares do mundo
Em novo artigo, Palme lembra que o digital não exclui o físico e que o melhor cenário, no fim das contas, é a combinação de ambos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
A poesia, pelo menos para mim, depende muito de conseguir entrar numa certa energia, numa certa onda.
Luciano Trigo
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar