Publicidade

Gois de papel

Biografia de João Daudt, um dos maiores empresários do país, será lançada dia 25

O anúncio com Olavo Bilac

O amigo do peito
Um dos maiores líderes empresariais do país no século passado, o gaúcho João Daudt d’Oliveira (1886-1965), primeiro presidente da Confederação Nacional do Comércio, em 1946, vai ganhar uma biografia escrita por Rodrigo Daudt, bisneto dele. Será lançada dia 25, pela Novas Direções.

João fundou com o irmão Felipe d’Oliveira o laboratório Daudt, Oliveira & Cia, que lançou os remédios populares Emulsão Scott, Bristol, xarope Bromil e o Regulador da Saúde da Mulher.

Aliás...
No início do século XX, Olavo Bilac (1865-1918), foi garoto-propaganda do Bromil (veja a ilustração). No anúncio, o poeta se disse curado da tosse por causa do remédio, que ficou conhecido como “amigo do peito”.

Remédio amargo...
Eu que o diga. A expressão “remédio amargo” deve ter sido inventada por alguém que tomou “Emulsão Scott”, feito com óleo de fígado de bacalhau.

Em tempo...
Como tudo no Brasil de hoje acaba em Cunha, o que se diz é que o deputado passou a gostar da religião evangélica e de “otras cositas más” após se aproximar do empresário Francisco Silva.
Silva foi dono do laboratório que produzia o remédio popular chamado Atalaia Jurubeba, também para o fígado. Uma de suas propagandas dizia que se todos os consumidores dessem as mãos formariam uma corrente que cobriria a ida e a volta entre Rio e São Paulo.

Leia também