Cultura Livros Obituário

Morre o poeta espanhol Carlos Bousoño, aos 92 anos

Estudioso de literatura, ele venceu o prêmio Príncipe de Astúrias em 1995

MADRI - Carlos Bousoño, poeta e estudioso de literatura, morreu neste sábado, aos 92 anos, em um hospital de Madri. O acadêmico espanhol venceu o prêmio Príncipe das Astúrias em 1995.

Considerado um grande poeta, por conjugar dimensões investigativas e criativas, Bousoño era professor de literatura de várias universidades espanholas desde 1979. Nascido na cidade espanhola de Boal, recebeu os prêmios mais importantes de sua língua materna.

Em 1995, recebeu o prêmio Príncipe das Astúrias por seu trabalho, considerado pelos jurados "um exemplo de evolução criativa, marcada por uma preocupação existencial profunda".

Cinco anos antes, ele já havia sido laureado com o Prêmio Nacional de Letras Espanholas. Além disse, foi votado várias vezes como melhor professor das universidades nas quais deu aula. Um de seus alunos mais famosos foi o romancista Mario Vargas Llosa. Não por acaso, o prêmio Nobel entregou a Bousoño o valioso arquivo do escritor, para que fosse gerido após sua morte.

Entre os prêmios mais importantes da Espanha, para Bousoño só faltou o Cervantes, do qual foi finalista em 2001, e perdeu para o colombiano Alvaro Mutis.