Publicidade

Gois de papel

A coluna de hoje, sábado, dia 15/08/2015

Diário da crise
O setor de refrigerantes despencou em julho.
A queda no volume produzido foi de 15% em comparação com 2014, pior resultado no período desde 2010.

Dedo na tomada
Pezão apelou ao colega Fernando Pimentel pela manutenção de Paulo Roberto Ribeiro Pinto no comando da Light, empresa controlada pela mineira Cemig.
O Rio acompanha a questão com atenção não só porque a elétrica cuida de um setor estratégico fluminense, mas por ser a maior contribuinte de ICMS do estado (cerca de R$ 3 bi por ano).

O irmão de Dirceu
O português “Público” deu ontem grande reportagem sobre uma viagem que Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Zé Dirceu, fez a Lisboa há quatro anos.
Diz lá que, na época, “estavam em curso duas operações midiáticas: a venda, pela Portugal Telecom (PT), de 50% da Vivo à Telefónica, com o cruzamento de participações entre a PT e a Oi; e o caso em que o governo Passos Coelho havia aberto o dossiê da venda da TAP, que envolveu German Efromovitch”. 

O circo de Paes
Eduardo Paes recebe hoje, na Gávea Pequena, um grupo de convidados para uma exibição do filme musical “O Grande Circo Místico”, recém- concluído por Cacá Diegues, rodado, em grande parte, em Portugal.
O filme é baseado no poema de Jorge de Lima (1893-1953) e tem como trilha as músicas de Chico Buarque e Edu Lobo para a versão do teatro.

Plim-plim!
Quinta, com a morte de Murilo (Bruno Gagliasso) em “Babilônia”, a novela alcançou o 1º lugar no Twitter no Brasil e o 5º no mundo.

Down na aula
Ontem, numa aula do curso de Comunicação da Facha, no Rio, uma professora entrou em choque com alunos por causa de seu comentário sobre síndrome de Down. O assunto é tema de uma série exibida pelo “Fantástico”, da TV Globo:
— Não me venha com documentário sobre gente com Down, porque podem até achar bonitinho, mas aquilo é horrível, não adianta, odeio ver! Agora, vêm aí dez semanas de dr. Drauzio Varella (no “Fantástico”) com esse tema, um saco. Quem quer ver isso?!

No que...
Um aluno discordou, e a professora devolveu:
— Ah, então você quer um filho com síndrome de Down?
Meu Deus...
Há testemunhas.

Rubem Braga eterno
A Global Editora vai lançar em setembro, na Bienal do Rio, uma nova antologia de crônicas de Rubem Braga (1913-1990). Vai se chamar “A poesia é necessária”.
São textos publicados pelo genial cronista nas finadas “Manchete” e “Revista Nacional” desde os anos 1950.

Caminho para o Cristo

Praça do Lido

A prefeitura do Rio autorizou o consórcio Paineiras-Corcovado a construir uma bilheteria (veja na imagem acima), na Praça do Lido, em Copacabana. Vai vender tíquetes para as vans que levam turistas até o Cristo Redentor. Na praça, como se sabe, há um ponto de van para o monumento.
Deve ficar pronta em novembro.

O verde chora
Odebrecht e Carioca se preparavam para iniciar grandes obras de prevenção a cheias em seis municípios do Noroeste Fluminense, mas desistiram e pediram a anulação do contrato de R$ 630 milhões.
O que se diz é que o MPF exigiu mais estudos e procedimentos. Com isso, toda a preparação feita até aqui teria de ser refeita.

Guerrilheiras do Araguaia
Estreia no Espaço Sesc, no Rio, dia 2 de setembro, “Guerrilheiras — ou para a terra não há desaparecidos”, peça idealizada por Gabriela Carneiro da Cunha sobre 12 mulheres que morreram na Guerrilha do Araguaia.
A equipe da peça viajou ao Sul do Pará e gravou relatos de testemunhas da guerrilha (1967 a 1974). As imagens serão projetadas no chão do teatro.

Seis por meia dúzia
Uma cliente ligou para a Domino’s, da Barra, no Rio, e perguntou se poderia adicionar azeitona e cebola na pizza de muçarela. O atendente respondeu secamente que não.
A cliente não desistiu: “Então, quero uma portuguesa, sem presunto e sem ovo. Só com azeitona e cebola, pode?” E o atendente: “Pode, sim.”
Ah, bom!

Leia também