Cultura Livros

Gregorio Duvivier reestreia monólogo, prepara livro de humor gráfico e vai dirigir novo canal do Porta

Ator está em cartaz com 'Uma noite na lua', no teatro carioca Oi Casa Grande
O ator no palco do teatro carioca Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo
O ator no palco do teatro carioca Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

RIO - Além de dar expediente como ator, roteirista e escritor, Gregorio Duvivier se prepara para estrear como desenhista. Vai lançar, até o fim do ano, um livro de humor gráfico pela Companhia das Letras. Como um almanaque, a obra reunirá ilustrações e gracejos.

— Ainda não tem título. E juro que não é um livro de colorir. Ele já vem colorido — brinca Duvivier, que reflete sobre as múltiplas atividades. — Existem várias maneiras de dizer algo. Algumas coisas se encaixam melhor em um desenho. Outras, num palco.

Enquanto lapida o livro, ele voltou ao Rio na sexta-feira com o monólogo “Uma noite na Lua”, no teatro Oi Casa Grande. O ator também foi escolhido para comandar um novo canal do grupo Porta dos Fundos no YouTube.

Se o protagonista de “Uma noite na Lua” sofre com uma crise de abstinência criativa, Duvivier não pode ter o mesmo problema, com sua rotina repleta de roteiros, livros e colunas para escrever.

— Vivo lutando com o branco. Toda ideia que tive, já usei ou era ruim. Não tem mais nada guardado. Ser obrigado a criar é um negócio bom — explica.

Na sexta, a poucas horas do retorno da peça escrita por João Falcão à cidade, Duvivier garantia estar nervoso. A responsabilidade de preencher os lugares do teatro até 23 de agosto, em três sessões semanais, o preocupava.

— Toda apresentação gera um certo pânico. Sempre tem motivo. Aqui, por exemplo, é um lugar gigante.

A peça passou por 40 cidades, espalhadas por todos os estados. Ele conta que o grande público, familiarizado com os esquetes do Porta dos Fundos, surpreende-se com a natureza da peça. De Norte a Sul, notou diferentes reações, e garante que a mais inusitada aconteceu no Acre. Lá, um fã comentou que o monólogo, recurso teatral que remonta à Grécia clássica, era um “stand-up meio triste”.

O Porta vem diversificando suas atividades. Duvivier, por exemplo, vai dirigir um canal de humor político. Inspirado em páginas como “TV Revolta”, vai fazer troça dos radicalismos da web. A ideia surgiu depois da repercussão do esquete em que interpretou um ativista que pedia o impeachment do Papa:

— Esse canal responde à onda de ódio que tomou a sociedade brasileira.

Serviço:

“Uma noite na Lua”

Onde: Teatro Oi Casa Grande — Av. Afrânio de Melo Franco 290, Leblon (3114-3712).

Quando:  Sex. e sáb. às 21h. Dom, às 19h. Até 23/8.

Quanto:  R$ 80

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos