Cultura Livros

Série baseada em romance policial de JK Rowling será produzida pela BBC

Roteiro será inspirado em ‘O chamado do cuco’ e ‘O bicho de seda’
A escritora J.K Rowling Foto: J. P. Masclet / AP
A escritora J.K Rowling Foto: J. P. Masclet / AP

RIO — Os livros lançados por JK Rowling sob pseudônimo de Robert Galbraith serão adaptados para uma série de TV produzida pela BBC. O primeiro livro, “O chamado do cuco” (2013), e sua continuação, “O bicho de seda” (2014), serão base do roteiro centrado na vida do do veterano de guerra e detetive Cormoran Strike, que conta com a ajuda de sua assistente Robin Ellacott para tentar solucionar o brutal assassinato de um escritor.

Os detalhes sobre início das filmagens, elenco e direção ainda não foram divulgados, nem a previsão de estreia.

A emissora, em parceria com a HBO, vai exibir, a partir de fevereiro, uma minissérie de três episódios baseada em “Morte súbida”, lançado pela autora em 2012. Este foi o primeiro livro lançado por Rowling após o final da saga "Harry Potter". A história se passa na pequena Pagford e acompanha das diversas disputas existentes na aparentemente tranquila cidade. O livro vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. A autora assina a produção executiva da série. O roteiro será de Sarah Phelps e a direção de Jonny Campbell.

O disfarce da autora foi descoberto pelo jornal “Sunday Times”, em 2013, depois que um escritório de advocacia britânico deixou a informação vazar. Após o segredo ser revelado, o livro pulou para o topo de todas lista dos mais vendidos ao redor do mundo. A escritora justificou ainda a razão de ter usado um pseudônimo depois de “Harry Potter”. Ela temia que recepção dos livros fosse baseada em sua reputação.

J. K. Rowling afirmou que deseja escrever mais do que sete livros da sua trama policial. O segundo livro do personagem (“O bicho de seda”) ficou no topo da lista dos mais vendidos do “Sunday Times” em junho.