Cultura Livros

Murakami e vencedor do Booker Prize disputam prêmio de pior descrição de sexo

Autores 'competem' no Bad Sex in Fiction, da 'Literary Review', que premia as piores passagens sexuais em prosa
Murakami e Flanagan: talento na literatura, mas não na descrição do sexo Foto: Divulgação
Murakami e Flanagan: talento na literatura, mas não na descrição do sexo Foto: Divulgação

RIO — Nem sempre ser um escritor de prestígio entre os críticos é garantia só  de elogios. Que o digam Haruki Murakami, Richard Flanagan e os demais finalistas do Bad Sex in Fiction, da "Literary Review". A premiação de pior passagem de sexo em um livro de prosa acontece no dia 3 de dezembro e traz entre os favoritos o escritor japonês, sempre candidato ao Nobel, e o atual vencedor do Booker Prize.

Murakami compete com "O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação". Dentre as habituais bizarrices de seus livros, o japonês de 65 anos costuma trazer cenas fortes de sexo. Neste, ele cita uma relação imaginária entre o protagonista e duas amigas de infância, com detalhes sórdidos dos órgãos sexuais do trio.

Já Flanagan, que venceu o Booker Prize com "The narrow road to the deep north", compara o ato sexual a circunavegações e a Linha do Equador.

Outros autores no páreo são Michael Cunnigham, vencedor do Pulitzer, e Ben Okri, que também levou o Booker Prize. Já o experiente Wilbur Smith disputa com "Desert God".

O " Guardian " disponibilizou os trechos da fazem parte da insólita competição (em inglês). Desde 1993, a "Literary Review" promove a bem-humorada disputa. Lendas do jornalismo literário, Tom Wolfe e Norman Mailer já foram "condecorados".