Cultura Livros

Internado em Campo Grande, Manoel de Barros tem quadro estável e está consciente

Aos 97 anos, poeta passou por cirurgia no intestino e está em uma unidade de terapia intensiva
Manoel de Barros tem sofrido com problemas de saúde Foto: Pedro Cesar / Divulgação
Manoel de Barros tem sofrido com problemas de saúde Foto: Pedro Cesar / Divulgação

RIO — Há mais de uma semana internado em uma unidade de tratamento intensivo de um hospital em Campo Grande (MS), o poeta Manoel de Barros tem quadro estável. Aos 97 anos, ele passou por uma cirurgia de desobstrução do intestino. Nesta quarta, o último boletim médico disponível afirma que ele está "consciente, orientado e mantendo sinais vitais estáveis".

Martha de Barros, filha do poeta, confirmou o estado de saúde do pai. Segundo ela, Barros vinha sofrendo de desconfortos. Após ser operado, ele não necessita de aparelhos e consegue se comunicar.

Manoel de Barros completa 98 anos em dezembro. Nos últimos anos, por conta da saúde debilitada, ele tem ficado em casa, em Campo Grande. Por lá, está sob os cuidados da filha e da mulher, Stella. Ele não consegue mais escrever e se alimenta com dificuldade. Seus filhos João Wenceslau e Pedro morreram em 2007 e 2013, respectivamente.

Considerado um dos maiores poetas brasileiros, Barros publicou seu primeiro livro, "Poemas concebidos sem pecado", em 1937. O autor recebeu ainda dois Jabutis (por "O guardador de águas", em 1989, e "O fazedor do amanhecer", em 2002). Seu trabalho foi transportado para cinema, peças de teatro e exposições. Recentemente, o selo Alfaguara (Objetiva) anunciou a reedição de sua obra.

Fotos do álbum de família do poeta Foto: Divulgação
Fotos do álbum de família do poeta Foto: Divulgação