RIO - Fast-food e alta literatura. Pode parecer improvável, mas é a nova aposta da rede americana Chipotle. Os novos garotos propaganda da casa são a vencedora do Nobel e do Pulitzer de literatura, Toni Morrison, o comediante e diretor Judd Apatow, de filmes como "O virgem de 40 anos", e Jonathan Safran Foer, considerado um dos melhores romancistas americanos pela prestigiosa revista "Granta".
A ideia partiu do próprio Safran Foer que, entediado durante a refeição num dos restaurantes da rede de comida mexicana, sem nada para ler ou um smartphone para usar, pensou: "e se eu tivesse algo para ler neste copo? Ou na sacola?". O autor é conhecido pelos elogiados "Extremamente alto e incrivelmente perto" e "Tudo se ilumina", que ganharam adaptações hollywoodianas.
Safran Foer, que havia conhecido Steve Ells, CEO do Chipotle, anos atrás, mandou um e-mail com sua sugestão. "Eu disse: 'aposto que uma porrada de gente vai aos seus restaurantes todos os dias e aposto que algumas delas têm experiências muito parecidas com a minha, e mesmo que eles não tenham essa experiência negativa, eles podem experimentar algo positivo se eles tiverem acesso a algum tipo de texto interessante", contou o autor.
O autor sugeriu então que a rede tivesse "escritores de diferentes tipos, todos de alta qualidade, para criar textos, oferecendo aos clientes um novo serviço". A partir dessa semana, os consumidores da rede podem ler textos impressos nos copos e sacolas de papel usados nas lojas. Há um misto de ensaios, ficção e comédia. A ideia é entreter os consumidores, enquanto eles têm contato com autores aclamados.
A lista final conta ainda com nomes como os atores e comediantes Sarah Silverman e Bill Harder, os best-sellers Malcolm Gladwell e George Saunders, entre outros. As informações são da "Vanity Fair" .