France Presse

22/11/2012 06h48 - Atualizado em 22/11/2012 08h37

Mario Vargas Llosa recebe prêmio Carlos Fuentes no México

Escritor peruano recebeu homenagem das mãos do presidente mexicano.
Para Llosa, Fuentes antecipou o boom da nova literatura latino-americana.

Da France Presse

O escritor e prêmio Nobel peruano Mario Vargas Llosa ressaltou o papel de Carlos Fuentes como precursor do auge da literatura latino-americana, ao receber na quarta-feira (21) o prêmio que leva o nome do escritor mexicano falecido em maio.

Escritor peruano Mario Vargas Llosa recebe prêmio Carlos Fuentes das mãos do presidente mexicano Felipe Calderon na Cidade do México nesta quarta (21) (Foto: Pedro Pardo/AFP)Escritor peruano Mario Vargas Llosa recebe prêmio Carlos Fuentes das mãos do presidente mexicano Felipe Calderon na Cidade do México nesta quarta (21) (Foto: Pedro Pardo/AFP)

O peruano disse que "A região mais transparente" de Fuentes antecipou o boom da nova literatura latino-americana, durante a cerimônia em que recebeu o prêmio, de US$ 250 mil, das mãos do presidente Felipe Calderón na biblioteca La Ciudad de los Libros y la Imagen.

"Dizem que a 'A cidade e os cachorros' foi o primeiro romance do boom, mas é preciso conceder que foi 'A região mais transparente', lançado em 1958, quatro anos antes do meu", afirmou o vencedor do Nobel em 2010. "Em Fuentes, o talento literário era inseparável do encanto pessoal: era ameno, culto e poliglota. E tinha amigos em toda parte", disse Vargas Llosa.

O vencedor do prêmio Nobel também destacou o papel dos escritores para manter a crítica dentro de uma sociedade em meio a tempos turbulentos, como acontece no México, afetado por uma onda de violência nos últimos seis anos resultado dos confrontos entre cartéis do narcotráfico e as forças governamentais.

Para ler mais notícias de Pop & Arte, clique em g1.globo.com/pop-arte. Siga também Pop & Arte no Facebook, no Twitter e por RSS.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de