Virada literária
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 14/05/2010
Confira alguns destaques da Virada Cultural, que começa às 18h de sábado e só termina no dia seguinte

São Paulo se prepara para mais uma edição da Virada Cultural. A partir das 18h de sábado (15), serão 24 horas de uma intensa programação cultural. O forte é música, mas quem gosta de literatura não vai ter motivo para ficar em casa. A Casa das Rosas costuma liderar a programação literária e vai fazer bonito neste fim de semana misturando poesia e música.

Quem estiver passando pela Paulista às 3 da manhã, é só entrar no casarão que vai encontar o VDJ Fábio Vietnica apresentando uma combinação de vídeo-poesias e videoclipes. É para assistir e é para dançar – e é só uma das atrações.

Sérgio Ricardo também estará por lá. Ele faz uma apresentação musical às 19h e em seguida autografa sua recente biografia Canto vadio.

Quem quiser comprar livros também tem uma boa desculpa para passar por lá. A Livraria da Imprensa Oficial vai funcionar no sábado, das 12h às 5h, e no domingo, das 12h às 18h, e todos os títulos da Coleção Aplauso e outros relacionados a teatro, cinema, televisão e dança terão desconto de 50%. O desconto vale também para as livrarias do Museu da Língua Portuguesa (sábado, 10h à meia-noite, e domingo, 10h às 18h) e do MIS (sábado, do meio-dia à meia-noite e domingo, das 6h às 18h).

Um cortejo poético organizado pela Cia. Corpocena vai sair do Conjunto Nacional às 17h rumo à Casa das Rosas. Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, haverá o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de História. No MIS haverá uma Oficina de Literatura e Podcasting.

O Instituto Martius-Staden estará de portas abertas no sábado para quem quiser conhecer seu acervo com dados biográficos de aproximadamente 900 mil pessoas pertencentes a famílias teuto-brasileiras e informações sobre cerca de 7 mil organizações, instituições e localidades, reunidos em mais de 150 mil clippings, documentos, artigos e referências bibliográficas. Na biblioteca, 80 mil livros, periódicos, microfilmes, jornais e pequenas publicações. Se você é descendente de alemães, vai poder fazer sua pesquisa genealógica.

Editores independentes de HQs se reúnem na Praça Roosevelt, que vai receber a inusitada “Dimensão Nerd”. Dois exemplos...

Amantes de Harry Potter e companhia se vestem dos seus personagens preferidos e fazem um desfile com concentração às 20h30 na saída Anhangabaú da estação do metrô Sao Bento. Quem perder o início da Parada Mágica e Medieval, marcada para às 22h, é só seguir moços e moças vestidos com armaduras, cotas de malha e espadas da Idade Média. Eles vão passar pelo Vale do Anhangabaú, atravessando a Praça Ramos de Azevedo, e seguindo pela Rua Xavier de Toledo e Rua da Consolação até sua chegada na Praça Roosevelt por volta das 23h.

A Parada Monstros e a Marcha Zumbi, com saída do Metrô Luz às 18h, passará entre o público espalhando terror e diversão durante a Virada Cultural. Zumbis, vampiros, múmias, bruxas e duendes estarão livres no centro de São Paulo. Eles devem chegar à Praça Roosevel por volta de 1h.

As livrarias também se animaram e estão com intensa programação... musical! A Livraria Cultura promove o II Cultura Electro com alguns dos principais DJs do Brasil e projetos de destaque na cena eletrônica paulistana nas lojas do Market Place, do Bourbon e do Villa-Lobos. O ingresso para cada apresentação 1 kg de alimento não-perecível. Música também na Fnac, que faz sua programação com a Escola de Música do Ibirapuera.

Esses são apenas alguns exemplos, mas é só fuçar no site que você vai encontrar muito mais.
[14/05/2010 00:00:00]