São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Com textos de Walter Falceta Jr. e fotos de Glória Flugel, livro mostra mudanças arquitetônicas da região

Obra "exala" cheiros e sabores do Mercado Municipal

GILBERTO DIMENSTEIN
COLUNISTA DA FOLHA

Um dos cenários em que Mário de Andrade viveu tinha um incessante cheiro de frutas, queijos, verduras e legumes e temperos. Cenário ideal não apenas para quem, como ele, apreciava comer pratos sofisticados, mas escrever sobre culinária. Em seu livro "O Turista Aprendiz", ele entremeia relatos sobre suas viagens pelo Brasil às mais diferentes receitas regionais: do efó e vatapá, na Bahia, às compotas de bacuri e sorvetes de Murici, do Amazonas.
O autor de "Macunaína", que ajudou a trazer o tempero dos trópicos para a literatura brasileira, chefiava o então Departamento Municipal da Cultura, instalado num prédio anexo ao Mercado Municipal. Mário de Andrade foi mais um entre os milhões de habitantes da cidade a se deixar seduzir pelo mercado, onde, apesar de toda a decadência da região, nunca deixou de atrair filas para saborear o pastel de bacalhau.
Se a diversidade da gastronomia é o retrato mais fiel da diversidade de São Paulo, o Mercadão é certamente a melhor síntese dessa multiplicidade. Natural que, para comemorar os 450 anos da cidade, fosse reformado.
É possível entender a evolução da cidade no século passado, quando a acatada e silenciosa província se transforma em metrópole, a partir da gastronomia. Isso é que dá valor ao livro "Mercado Municipal de São Paulo - 70 anos de Cultura e Sabor". Para lá, confluíram os imigrantes com seus sabores, cujos filhos e netos iriam compor o perfil do que se chama hoje de paulistanos.
O livro vai mostrando as mudanças na região em torno do Mercadão, além da mudança na arquitetura. Através daqueles cheiros e sabores, percebe-se o gosto de caos que a cidade vai exalando. Um caos urbano que, felizmente, não levou junto o prazer pelo mercado.
O livro é lançado justamente quando o Mercadão volta a entrar na mística do paulistano que foi, aos poucos, deixando o centro -e, por causa da transformação daquele espaço, volta a se ver refletido no sabor feito de memória.


Mercado Municipal de São Paulo - 70 Anos de Cultura e Sabor
  
Textos: Walter Falceta Jr.
Editora: ABooks
Quanto: R$ 95 (122 págs.)
Patrocínio: NotreDame Intermédica
Lançamento: amanhã, às 19h, na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, tel. 0/xx/11/ 3814-5811)


Texto Anterior: Marcelo Coelho: A política e a arte de desaparecer
Próximo Texto: Espaço resgata bonde dos anos 40 e "viaja" até o Palácio das Indústrias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.