Do Caminho de Santiago de Compostela para a Lista dos Mais Vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 21/05/2021
Livro de ‘filósofo clínico’ sobre experiência no mítico Caminho de Santiago de Compostela é o campeão de vendas da semana, com 3.528 cópias vendidas.

Beto Colombo conquistou a posição de número 1 da Lista dos Mais Vendidos com livro sobre a sua experiência no Caminho de Santiago de Compostela | Reprodução do site do autor
Beto Colombo conquistou a posição de número 1 da Lista dos Mais Vendidos com livro sobre a sua experiência no Caminho de Santiago de Compostela | Reprodução do site do autor
Nos anos 1980, quando tinha 21 anos de idade, Beto Colombo resolveu se demitir do emprego e fundar a sua própria empresa, a Anjo Química, uma indústria de tintas e solventes. Em 2006, ele resolveu percorrer o emblemático Caminho de Santiago de Compostela. Foi transformador. Na volta, escreveu, com o jornalista Mhanoel Mendes, o livro Muito além do Caminho de Santiago.

Depois disso, ele voltou à Espanha para percorrer a jornada de autoconhecimento outras sete vezes; passou a se dedicar a estudar questões menos mundanas que as tintas e solventes e se formou “filósofo clínico”, como se apresenta hoje. Nas caminhadas anteriores, ele escutou diversas histórias sobre um peregrino que ajudava as pessoas que cruzavam seu caminho; um ser iluminado com o dom de ouvir. Na oitava vez que foi a Santiago, encontrou essa verdadeira lenda e, a partir dessa experiência, ele escreveu Todo caminho é sagrado (Gente), que alcançou, na semana de estreia, a primeiríssima posição do Ranking Geral, com 3.528 cópias vendidas.

O livro deixou Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, em segundo, com 1.716, e o queridinho dos leitores brasileiros, Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., em terceiro, com 1.356.

A Gente, editora de Beto, emplacou outras duas novidades, em Negócios: Líder pronto para tudo (Gente), de Marcos Scaldelai, em 15º lugar, com 376, e Rumo à riqueza (Gente), de Carol Dias, em 17º, com 369.

Além dos livros da Gente, a lista trouxe outras duas novidades. Na 13ª posição de Ficção, estreou o quinto volume da série Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba (Panini), do mangaká Koyoharu Gotouge. Foram 283 cópias. Os tomos um, dois, três e cinco aparecem na lista; somados venderam 1.700 exemplares. O outro estreante é Humanidade (Crítica), de Rutger Bregman, ocupante da posição 16 de Não Ficção, com 218 unidades vendidas.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da Lista apresentaram queda de 22%. Não Ficção (-48%), Ficção (-27%) e Infantojuvenil (-24%) foram as que mais sentiram.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking Geral das Editoras, com 14 títulos. A Sextante aparece em segundo, com 12, e o Citadel Grupo Editorial, em terceiro, com 10.

[21/05/2021 11:30:00]