Morre aos 84 anos Jô Soares, uma lenda da cultura brasileira
PublishNews, Redação, 05/08/2022
Além do sucesso como humorista e entrevistador de TV, ele escreveu vários romances, sempre apresentando um texto refinado e engraçado; há cinco anos, lançou dois volumes de sua autobiografia

Jô Soares | © Divulgação
Jô Soares | © Divulgação
O humorista, ator, escritor, dramaturgo e apresentador de TV Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira,(04), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 84 anos. A causa da morte não foi informada.

Depois de uma carreira de imenso sucesso em programas humorísticos na TV durante as décadas de 1960 e 1970, desde o clássico Família Trapo, na Record, ao revolucionário Faça humor, não faça a guerra, na Globo. Em 1986, Jô passou a comandar um talk-show no SBT. O Jô Soares Onze e Meia o transformou no mais famoso entrevistador da televisão brasileira. O programa passou para a Globo em 2000, sendo produzido por mais 16 anos.

Jô Soares escreveu vários livros, sempre com bom humor e texto refinado. São eles: O astronauta sem regime (1983), O humor nos tempos de Collor (1992), O Xangô de Baker Street (1995), O homem que matou Getúlio Vargas (1998), Assassinato na Academia Brasileira de Letras (2005) e As esganadas (2011). Os dois primeiros foram publicados pela editora L&PM. Os outros, pela Companhia das Letras.

Ao lado do jornalista e amigo Matinas Suzuki Jr., Jô escreveu dois volumes contando sua vida, chamados O livro de Jô: uma biografia desautorizada, em 2017 e 2018, ambos pela Companhia das Letras

Sobre o processo de produção desses livros autobiográficos, Matinas comentou: “As memórias mexeram muito com ele. Às vezes, além de chorar, Jô interrompia o trabalho e telefonava para a pessoa da qual estávamos falando”.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) lamentou a morte de Jô Soares. “É uma grande perda para a cultura do nosso país. Me solidarizo com os familiares e amigos”, declarou o presidente da CBL, Vitor Tavares.

[05/08/2022 12:00:00]