André Abujamra autografa seu primeiro livro infantil
PublishNews, Redação, 05/08/2022
Em 'Robô não solta pum', o músico propõe reflexões a partir dos questionamentos de um pai que, como ele, ficou dias e dias sem dormir para velar o sono do filho recém-nascido

André Abujamra | © Divulgação - Mustafá Seven
André Abujamra | © Divulgação - Mustafá Seven
A primeira impressão é que o cantor, músico e compositor André Abujamra estreia agora como escritor. E não surpreende ter publicado um livro infantil, Robô não solta pum – Pensamentos de um pai (sem dormir há 20 dias) (32 pp, R$ 31,50), porque muitos sempre relacionam Abujamra a um dos maiores sucessos de sua carreira multifacetada, que é trilha sonora do Castelo Rá-Tim-Bum.

Na verdade, a iniciativa já tem um bom tempo. A experiência que motivou Abujamra a escrever o livro lançado pela Saíra Editorial veio quando seu filho caçula nasceu, e o rapazinho já está bem crescido. Levou alguns anos para a publicação, que acabou se concretizando durante a pandemia. Os protocolos contra a covid-19 provocaram mais espera ainda para que finalmente fosse agendado o lançamento presencial, neste sábado (06), às 15h, na livraria paulistana Pé do Livro (Rua Tucuna, 298, Pompéia - São Paulo / SP). Além da tarde de autógrafos, há expectativa de que o autor faça alguma apresentação musical. Certamente o público vai pedir.

Ilustrado por Ana Paula Oliveira, o livro apresenta os pensamentos de um pai que há 20 dias não consegue dormir, preocupado em vigiar o sono do filho recém-nascido. Abujamra reflete sobre coisas triviais e propõe perguntas como “Será que o coração pensa? Ou será que ele só sente? O amor que a gente sente, sente porque sabe que ama? Ou ama e por isso sente?”.

Tem mais: “O presente tem nome de presente porque a gente ganha o presente de presente? E quando a gente ganha o presente atrasado, o nome do presente deveria ser futuro?”

[05/08/2022 09:00:00]