João Gilberto Noll é destaque no Publishers Weekly
PublishNews, Redação, 02/08/2022
'Acenos e afagos', obra do escritor gaúcho lançada em 2008, ganha tradução nos EUA e entra na lista dos livros mais aguardados entre os lançamentos do mercado americano no segundo semestre

João Gilberto Noll | © Paiol Literário Divulgação
João Gilberto Noll | © Paiol Literário Divulgação
O Publishers Weekly, principal site que cobre mercado editorial nos EUA, divulgou uma lista que recomenda os melhores livros entre os lançamentos previstos para o segundo semestre deste ano no mercado americano. Produzida pela The Millions, parceira de conteúdo do PW, a relação traz um autor brasileiro entre as indicações: o gaúcho João Gilberto Noll (1946-2017). A obra recomendada é a edição americana de Acenos e afagos, publicada originalmente em 2008 pela Record.

Traduzido por Edgar Garbelotto, brasileiro há mais de 20 anos radicado nos EUA, o livro é publicado pela Two Lines Press com o título Hugs and Cuddles. A editora americana resume o enredo como "a história de um homem embarcando em uma jornada transgressora de autodescoberta enquanto sua nação é devastada ao redor dele". A escritora Jennifer Offill classifica Noll como “um herói da literatura brasileira que merece ser amplamente conhecido no mundo anglófono”.

Acenos e afagos ficou em segundo lugar no Prêmio Brasil Telecom de 2009. Noll venceu o prêmio Jabuti em seis ocasiões, a primeira delas com sua obra de estreia, O cego e a dançarina, em 1980, na categoria Autor Revelação. O escritor publicou 19 livros, sendo o último Solidão continental, em 2012. Ele foi bolsista e professor convidado na Universidade de Berkeley, nos EUA.

A popularidade de Noll foi ampliada por três adaptações de seus textos para o cinema, pelas mãos de diretores consagrados. Alguma coisa urgentemente, um dos contos de seu livro de estreia, se transformou no filme Nunca fomos tão felizes, dirigido por Murilo Salles em 1983. Harmada, romance de 1993 e um de seus livros mais elogiado e vendidos, foi adaptado pelo cineasta MauriceCapovilla em 2003. Hotel Atlântico, que ele publicou em 1989, se transformou em longa em 2009 dirigido por Suzana Amaral.

[02/08/2022 08:00:00]