Publicidade
Publicidade
Uma imersão pelo mundo do livro com Daniel Lameira
PublishNews, Talita Facchini, 1º/08/2022
Podcast do PublishNews conversou com o editor da Aleph e Antofágica, que, além de contar detalhes sobre o curso 'Vida do Livro', deu sua visão sobre o mercado editorial atual

Discutir e entender todas as etapas e processos do mercado editorial pode ser um dos melhores caminhos para quem quer começar uma carreira no setor. Foi pensando nisso que Daniel Lameira, editor da Aleph e Antofágica, lançou em 2015 o curso Vida do Livro, que inicia sua nova edição no próximo dia 08.

No Podcast do PublishNews desta semana, ele fala sobre os bastidores do curso e de como começou esse projeto que já formou mais de mil alunos. Na conversa, Lameira compartilha que começou falando sobre o assunto em uma sala da Aleph, com dez, 15 pessoas. Depois, o projeto cresceu e, antes da pandemia, quando deu a primeira edição on-line, ficou surpreso ao ver que tinha mais de 600 alunos inscritos. “Fiquei muito impressionado com tanta gente querendo saber sobre esse mercado”, contou.

Nesta edição de 2022, Daniel juntou 24 profissionais de diferentes áreas para entregar aos interessados um material completo. “Passado dois anos do curso anterior, me senti pressionado, se eu desse uma nova edição, fazer com mais responsabilidade e cuidado do que tinha feito anteriormente, e foi assim que comecei a organizar esse, um curso que eu gostaria de ter feito quando comecei a trabalhar com livro”.

Nessa conversa, Lameira – que em 2015 venceu a primeira edição do Prêmio Jovens Talentos – fala também sobre sua visão sobre o mercado editorial atual, sobre os erros, acertos, das chances perdidas e sobre suas crenças para o futuro do setor. “Tenho uma visão muito carinhosa, porém crítica, com parte do mercado, porque acho que as vezes a gente assume uma posição muito conservadora”, disse. Ele acredita que as editoras ainda têm muito o que investir no digital e que se acomodar quando os bons resultados aparecem – vez ou outra – não é o melhor comportamento.

Mostrando também seu lado otimista, Lameira citou o cenário das pequenas editoras e livrarias independentes. “Eu acho que as editoras pequenas conseguiram se destacar por uma agilidade de se adaptar. Já vinham preparadas e cresceram durante a pandemia. Destaco a Pipoca e Nanquim, uma editora de quadrinhos que é impressionante o quanto que eles engajam os leitores e o tanto que vendem de quadrinhos; destaco também a Dublinense, que vem fazendo um bom trabalho, acabou de subir no Catarse um livro secreto e conseguiu financiar o livro sem contar aos leitores; a Nós, a Wish, acho que tem um monte de nomes legais aparecendo e ocupando um espaço”, analisou.

Na conversa, Lameira também fala sobre o trabalho que tem feito na Antofágica e conta como foi ser presidente da categoria Literatura, na primeira edição da CCXP Awards.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Lightyear
Sonho manifesto (Companhia das Letras), de Sidarta Ribeiro
As guerras do livro (Editora Unesp), de John B Thompson
Turma da Mônica a série - Globoplay
Persuasão (Companhia das Letras), de Jane Austen
Persuasão - Série Netflix
Mangá-Documentário: Virgem Depois dos 30 (Pipoca e Nanquim), de Atsuhiko Nakamura & Bargain Sakuraichi
Repensando o nosso mundo (Record), de Maja Göpel

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso
Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a nova distinção é dedicada a valorizar a produção acadêmica no país com foco em obras científicas, técnicas e profissionais
Mizanzuk é autor de quatro livros, dois de ficção e o mais recente sobre 'O Caso Evandro', lançado pela HarperCollins Brasil
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Meu lugar é a língua portuguesa. É isso que me dá um lugar no mundo. Cada um constrói o seu.
Carola Saavedra
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar