Oasys Cultural discute a tradução de livros brasileiros no exterior
PublishNews, Redação, 1º/08/2022
Ciclo com quatro encontros está marcado para começar no dia 11/08 e pretende esclarecer e mostrar a realidade do mercado editorial a todos os escritores

O tema da tradução literária voltou a ganhar destaque nos últimos tempos. Este ano, por exemplo, será o foco da 74ª edição da Feira do Livro de Frankfurt (19 a 23/10) e, na próxima semana, será discutido no evento "A tradução de livros brasileiros no exterior", realizado pela Oasys Cultural, e que acontece de 11 de agosto a 1º de setembro, sempre as quintas-feiras, às 13h.

Em uma série com quatro debates mediados pela agente literária Valeria Martins, dona da Oasys, o ciclo terá a missão de esclarecer e mostrar a realidade do mercado editorial a todos os escritores. Um dos maiores sonhos dos autores é ver sua obra traduzida e publicada nos EUA, Alemanha, França e outros países, mas o caminho não é fácil e profissionais que atuam nesta área no Brasil terão a missão de explicar como tudo funciona.

O primeiro encontro, no dia 11, terá o tema "Relevância da Língua Portuguesa no mundo" e contará com a presença de Andréa Zamorano, escritora brasileira há 20 anos em Lisboa; Krishna Monteiro, escritor brasileiro publicado na França; e Amosse Mucavele, poeta, jornalista e produtor cultural de Moçambique.

No dia 18, Elton Uliana, tradutor brasileiro no Reino Unido, Mário Araújo, escritor vencedor do Prêmio Jabuti categoria Contos, e Stephane Chao, tradutor de obras brasileiras para o idioma francês, falam sobre "Revistas literárias on-line estrangeiras".

"O programa de apoio à tradução pela BN" é o tema do terceiro encontro do ciclo, marcado para 25 de agosto. Participam da conversa Edgar Garbelotto, tradutor de João Gilberto Noll para os EUA; Fernando Berçot e Victória Alexandria, Programa de Apoio à Tradução da Biblioteca Nacional.

Para finalizar, no dia 1º de setembro, Sophie Lewis, editora no Reino Unido, Ana Claudia Suriani, University College London, e Katia Gerlach, escritora brasileira há 20 anos nos EUA, conversam sobre o "Mercado editorial de língua inglesa".

O ciclo acontece ao vivo e on-line e será transmitido pelo canal da Oasys Cultural no YouTube. O público pode participar com perguntas e quem quiser saber mais sobre a escrita, o mundo dos livros e ter informações sobre concursos literários pode assinar a newsletter da agência.

[01/08/2022 11:00:00]