Feira geek Ucconx fracassa e frustra fãs em São Paulo
PublishNews, Thales de Menezes, 29/07/2022
Evento abre com poucos estandes, áreas totalmente vazias, chiadeira do público e o cancelamento da vinda das estrelas Millie Bobby Brown, de 'Stranger Things', e George Takei, de 'Star Trek', com justificativas confusas

UcconX 2022
UcconX 2022
Anunciada como "a maior festa de cultura pop do mundo" por seus organizadores, a Ucconx abriu em São Paulo dando uma impressão de fracasso total. Os 144 mil m² do Complexo do Anhembi estavam praticamente vazios. Faltava tudo: estandes, artistas e público. Na quinta-feira (28), segundo dia de feira e com apenas um pouco mais de gente pelo local, foi anunciando o cancelamento das vindas dos atores Millie Bobby Brown, estrela de Stranger Things, e George Takei, o eterno Sr. Sulu da série clássica de Star Trek.

Oficialmente, a justificativa inicial foi diagnóstico de Covid-19 para ambos. Depois, veio informação de que Takei não estava doente, mas que seu marido contraiu a doença. Ao que parece, essa segunda versão procede. A versão de que Millie Bobby Brown estaria contaminada foi desmentida. Segundo a organização, a atriz teria demonstrado medo por se contaminar no Brasil e cancelado a vinda.

Se a ausência de duas estrelas da festa já seria o suficiente para provocar um tumulto nas redes, encontrar a feira com pouquíssima gente dentro e fora dos estandes foi uma decepção geral. Na quinta-feira, apenas três participantes com vestimenta cosplay passeavam entre o reduzido público. A área dos artistas independentes, com espaços vendidos a novos desenhistas e autores para divulgar seu trabalho, estava completamente esvaziada. O público que entrava no Anhembi acabava ficando pouco tempo, pois tinha de andar bastante até encontrar algum estande aberto, e perdia a paciência.

O Procon de São Paulo notificou a organização da Ucconx para apresentar justificativas para ausência dos dois atores e os procedimentos de reembolso que deverá implantar para devolver o dinheiro a quem comprou ingresso e não viu mais nenhum motivo para ir ao evento.

No meio de tudo isso, surgiram várias declarações explicando que o ambiente de trabalho para a preparação do evento foi marcado por ameaças, horas extras não pagas e vários níveis de insalubridade. No ano passado teria havido suspensão de pagamentos de funcionários.

A história toda é bem complicada. A primeira empresa organizadora do evento, Uccon Marketing, declarou falência. A BBL, da área de games, comprou o evento em fevereiro e afirma não ter qualquer responsabilidade relacionada à antiga administração. Teoricamente, a feira deve continuar funcionando até domingo, já que nenhum comunicado de cancelamento total do evento foi anunciado.

O ator Rupert Grint, o ruivo Rony da franquia Harry Potter, teoricamente é o convidado de maior prestígio que sobrou para participar da programação. Ian Somerhalder, da série The Vampire Diaries, está no Brasil e disse só ter acertado sua vinda para o evento há poucos dias.

A expectativa agora é saber como a frequência de público e a oferta de atrações irão transcorrer nesta sexta e no final de semana, se é que a Ucconx seguirá aberta até lá.

Tags: Feira, Geek
[29/07/2022 12:00:00]