Museus-casas de São Paulo realizam três dias de debates
PublishNews, Redação, 28/07/2022
Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade promovem o sétimo Encontro de Museus-Casas Literários para troca de ideias e apresentação de seu perfil aos visitantes, incluindo estudantes a produtores culturais

Casa Guilherme de Almeida | © André Hoff - Divulgação
Casa Guilherme de Almeida | © André Hoff - Divulgação
O debate presencial “O futuro dos museus-casas em rede” abre nesta quinta-feira (28), às 19h, os três dias da programação da sétima edição do Encontro de Museus-Casas Literários, atividade que reúne instituições com esse perfil e ligadas à personalidades da literatura. O objetivo é promover a interação e troca de experiências entre representantes desses espaços, além de expor seus trabalhos a diversos públicos interessados nas atividades, de visitantes a pessoas que buscam esses locais como apoio de suas pesquisas.

O encontro tem uma programação híbrida e para participar é necessário a inscrição por este link. A Rede de Museus-Casas de São Paulo, que pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo é gerenciada em parceria com a Poiesis e formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida [foto] e Casa Mário de Andrade. O tema da edição deste ano é Agoridade: a reconstrução do passado no presente. Agoridade é um conceito apresentado em um ensaio do escritor Haroldo de Campos, patrono do museu Casa das Rosas.

A programação é voltada para profissionais e estudantes das áreas de Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Letras, Línguas, Teoria Literária e Tradução, mas pode também interessar a quem estuda Artes Plásticas, Artes Cênicas, História, Sociologia e Turismo.

A mesa desta noite é presencial, na Casa Guilherme de Almeida, e pode ser acompanhada virtualmente pelo Zoom. O encontro tem como convidados Angélica Fabbri, diretora-executiva da ACAM Portinari; Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo; Paula Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico; Renata Motta, presidente do ICOM Brasil e diretora-executiva do ID Brasil; Ivaney da Silva, museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo; Júlio Mendonça. coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas; Marcelo Tupinambá, coordenador de programação da Casa Mário de Andrade; e Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida.

Para participar presencialmente é necessário se inscrever neste link. Após a mesa, o público poderá assistir a uma apresentação musical do Coral do Museu Casa das Rosas.

Na sexta (29) e no sábado (30), mesas de discussões de palestras com transmissão on-line preenchem a programação. A agenda dos eventos virtuais pode ser acessada aqui. Um dos destaques está marcado para o sábado, às 11h: uma visita virtual aos três museus-casas conduzida por Alessandra Rocha, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

[28/07/2022 09:00:00]