Laurentino Gomes emplaca três livros na Lista Nielsen PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 27/07/2022
Além de liderar a categoria de Não Ficção com 'Escravidão - Volume 3', ele tem os outros títulos de sua trilogia sobre a escravidão no Brasil na lista que apura autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento

Laurentino Gomes | © Divulgação Globo Livros
Laurentino Gomes | © Divulgação Globo Livros
Laurentino Gomes domina a Lista Nielsen PublishNews, que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país. Segundo os números divulgados agora, referentes ao período de 20 de junho a 17 de julho, o autor coloca todos os volumes de sua trilogia sobre a escravidão no Brasil entre os mais vendidos na categoria Não Ficção. Os três são publicados pela Globo Livros.

Escravidão – Volume 3, lançado no mês passado, já estreia na lista ocupando a liderança. O Volume 1, que chegou às lojas em agosto de 2019, está na 13ª posição. O segundo volume, lançado em junho do ano passado, aparece em 16º lugar.

O período abordado pelo último livro da trilogia é dedicado ao século XIX. Fala da Independência, do Primeiro e do Segundo Reinados, do movimento abolicionista que culminou na lei Áurea assinada em 13 de maio de 1888, e do legado da escravidão, que para o autor, ainda hoje emperra a caminhada dos brasileiros em direção ao futuro.

Também na lista de Não ficção, outra estreia é Luluca: No mundo da moda (Astral Cultural), em que a jovem influencer brasileira apresenta um verdadeiro ateliê para que leitores e leitoras possam criar os looks mais fashionistas e arrasadores junto com ela. O livro traz moldes de peças de roupas que estão em alta, acessórios para incrementar o visual e muitas outras ferramentas para transformar quem lê em seu próprio estilista.

Assim como Luluca e seu livro ateliê, outro produto muito atraente aos leitores jovens também estreia na lista. Na 11ª posição está Modus Operandi: guia de true crime (Intrínseca), no qual as autoras Carol Moreira e Mabê Bonafé abordam de maneira bem-humorada as principais bases do gênero, levando ao papel o sucesso de seu podcast. O livro descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, e traz curiosidades e fontes para quem quer saber mais sobre o tema.

As três estreias já foram destaque também na Lista dos Mais vendidos do PN.

Andréa del Fuego | © Divulgação Companhia das Letras
Andréa del Fuego | © Divulgação Companhia das Letras
Na lista de Ficção, liderada pelo quase eterno Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior, a estreia é A pediatra (Companhia das Letras), que aparece na 18ª posição. A autora Andréa del Fuego criou Cecília, que é o oposto de tudo o que se imagina para uma pediatra: é uma mulher sem espírito maternal, com pouco apreço por crianças e zero paciência com os pais e mães que as acompanhem. Ela vive uma relação com um homem casado, de cujo filho ela acompanhou o nascimento. E é esse menino que vai despertar sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra.

A obra de Andréa estreou na Lista Nielsen antes mesmo de aparecer na Lista dos Mais Vendidos.

O ranking das editoras na Lista Nielsen PublishNews neste período é liderado pela Companhia das Letras, com sete títulos. A Planeta vem em segundo lugar, com seis. Na terceira posição está a Globo Livros, com quatro.

[27/07/2022 11:00:00]