Publicidade
Publicidade
A Bienal de SP e o trabalho de curadoria
PublishNews, Redação, 27/06/2022
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela Arena Cultural Pólen e Salão de Ideias, e ainda ouviu Elisabete da Cruz, Leonardo Neto e André Dias, responsáveis por outros espaços na Bienal de SP

Um dos eventos mais importantes do mercado editorial e livreiro, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo está prestes a iniciar a sua 26ª edição. O evento começa no dia 02 de julho, no Expo Center Norte, e até o dia 10 espera receber 600 mil visitantes.

Além dos livros e da massiva participação das editoras, o que faz da Bienal um evento tão relevante é a programação cultural. Com mais de 300 autores confirmados, a Bienal de São Paulo terá, mais uma vez, nove espaços dedicados a diferentes assuntos.

Nesse episódio, o Podcast do PublishNews conversou com a curadora Diana Passy, responsável pela Arena Cultural Pólen e Salão de Ideias. Diana já acumula uma grande experiência mercado editorial, Prêmio Jovem Talento do PN em 2018, ela já foi a criadora da Flipop – festival dedicado ao publico Jovem Adulto –, além de já ter feito a curadoria da Bienal Virtual em 2020.

Agora ela conta como é montar este quebra-cabeça de mais de 80 mesas e diversas pessoas envolvidas, a logística de trazer tantos convidados, da relação com as editoras e da busca por autores que representem todos os públicos. "Dá muito trabalho, mas eu, particularmente, gosto de montar esse quebra-cabeça", contou.

Ela falou ainda sobre a participação de Portugal como país homenageado e sobre a programação que terão na Bienal. "Eles estão trazendo também autores de outros países de língua portuguesa como Angola e Moçambique, então estamos com uma lista muito legal e eles estarão todos presentes no estante de Portugal - que também está superbonito", adiantou.

Para completar, contamos também com a participação de outros curadores, como Elisabete da Cruz, curadora do Espaço infantil que oferecerá um programa educativo e que contará a história de Portugal. Com o jornalista Leonardo Neto, que volta para esse podcast pra contar como cuidou do Papo de Mercado, onde temas atuais como o metaverso e a transposição de livros para o audiovisual e vice-versa serão abordados. E também com André Dias, que comandará a Praça da palavra e Praça de histórias, com os caminhões do Biblio Sesc. Esses locais contarão com atividades para o público, apresentação de saraus, contação de histórias e slams.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Programação Bienal
Papo de mercado
Vocês não me conhecem - Netflix
Templo Zu Lai
A última coisa que ele me falou (Intrínsca), de Laura Dave
The boys - Prime Video
For All Mankind - Apple TV +

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Aos 34, autor lança seu 9º romance, cuja adaptação também estreou nos cinemas
Ao analisar o setor de HQs como um todo, Kroll oferece insights sobre os meandros e as particularidades deste tipo de publicação no país
Programa recebe o fundador do site pioneiro de checagem de fatos da internet, o E-farsas​, que acaba de lançar o livro 'Caçador de Mentiras' (Matrix Editora)
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.
Friedrich Nietzsche
Filósofo alemão (1844 - 1900)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar