Autores discutem literatura alemã e brasileira no Goethe-Institut SP
PublishNews, Redação, 22/06/2022
Nesta quinta (23), Ana Rüsche participa do Telas Literárias – clube de leitura do instituto – e, na próxima semana, Micheliny Verunschk e Luiz Barros Montez conversam na edição de junho do Passaporte: Literatura

O Goethe-Institut tem dois eventos literários programados para os próximos dias. Nesta quinta (23), às 19h30, o Telas Literárias – clube de leitura virtual mensal focado na literatura alemã contemporânea e seus autores – conversa com a escritora e pesquisadora Ana Rüsche sobre o livro A menina sem qualidades (Record), da autora Juli Zeh, uma das escritoras mais importantes da literatura contemporânea alemã, com diversos prêmios relevantes e obras traduzidas para mais de 35 idiomas.

A obra Menina sem qualidades é um romance que se passa no ambiente escolar, para debater o futuro das atuais gerações com suas questões morais. O cerne do livro trata das ambiguidades das relações de amizade, de amor e das obsessões entre dois jovens, Ada e Alev. Para se inscrever é só mandar um e-mail para daad_sao_paulo@daad.org.br.

Na próxima semana, é a vez de mais uma edição do Passaporte: Literatura. Às 19h, os autores Micheliny Verunschk e Luiz Barros Montez participam de um bate-papo sobre suas obras com transmissão no Facebook e YouTube do Goethe-Institut São Paulo.

De um lado, O som do rugido da onça, mais novo romance da poeta e ficcionista Micheliny Verunschk e que foi selecionado para compor o Books at Berlinale; de outro, Relatos de viajantes alemães no Brasil oitocentista, do professor Luiz Barros Montez, originalmente sua tese de titularidade na UFRJ. Os dois livros, conjugados na conversa deste mês do Passaporte: Literatura, permitem não apenas entender como o Brasil era visto pelos alemães no século XIX – mas também revirar o que chamamos de “passado” e ver nosso país com outros olhos neste conturbado século XXI.

[22/06/2022 09:00:00]