Poemas, distopias e fantasias em campanha no Catarse
PublishNews, Redação, 21/06/2022
Wish, Letramento, Isto Edições e Laboralivros são algumas das editoras que estão com projetos de financiamento coletivo em andamento na plataforma

O Catarse virou terreno fértil ao qual escritores, ilustradores e diversos profissionais têm recorrido para viabilizar financeiramente seus projetos e para estreitar laços com seus públicos. E vale a pena ficar de olho nos novos projetos que estão em andamento na plataforma.

A Editora Wish – que vem de uma sequência de financiamentos coletivos bem-sucedidos – lançou campanha para financiar a publicação do livro As aventuras de Pinóquio. Escrito pelo italiano Carlo Collodi, o clássico infantil chega em uma edição de luxo no mesmo ano em que duas adaptações serão lançadas pelos Estúdios Disney e pela Netflix. A edição foi traduzida diretamente do italiano e conta com 36 capítulos, cerca de 256 páginas em uma edição de luxo e prefácio escrito por Lícia Dalcin, pesquisadora nas áreas de Literatura Infantil e narrativa popular.

Com 16 dias restantes, a campanha já arrecadou 52% da meta. Os brindes aos apoiadores incluem cards ilustrados, nome nos agradecimentos do livro, watch party com outros leitores, marcadores de página e ecobag.

A Letramento também está com o projeto do livro O rio de sangue dos meninos pretos na plataforma. O livro já foi escrito e editado, mas o projeto só passará a ser produzido após o fim da campanha do financiamento, que ficará no ar por 30 dias. A obra de ficção se passa em um Brasil distópico onde não existem pretos, apenas um rio grande e vermelho que cresce a cada dia. A trama acompanha TioZito, Maria Raimunda e Rita, três sem-cor que, após acharem o corpo assassinado de um velho conhecido, decidem fugir como se soubessem que também seriam mortos.

O livro é do autor Gabriel Nascimento, conta com prefácio escrito pela autora Eliana Alves Cruz, um posfácio feito pela pesquisadora e Doutora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Ana Rita Santiago, e ilustrações da artista Elisa Ribeiro (Eletrisa).

A Laboralivros e a editora Urso também se uniram para lançar o projeto 53 estações do Tôkaidô. O livro traz as xilogravuras ukiyo-e – em tradução literal, “retratos do mundo flutuante” – feitas por Utagawa Hiroshige por volta de 1832. Em cada página, uma gravura e na página seguinte, o texto do Dr. Ôkubo Jun'ichi falando sobre a técnica utilizada pelo artista, bem como aspectos históricos e sociais apresentados, sendo assim a primeira publicação não só da série de gravuras de Hiroshige como também de textos sobre cada uma em particular. Até o fechamento desta edição, o projeto arrecadou 36% da meta.

Nos seus 15 dias finais de campanha, a Isto Edições levou para a plataforma uma nova tradução de Sonetos do amor obscuro, de García Lorca. O poeta fuzilado nos primeiros dias da Guerra Civil Espanhola (por acusações políticas e por ser gay), deixou vários trabalhos sem publicar, inclusive os da obra lançada pela Isto Edições e que foram escritos para o seu amado Rafael Rodríguez Rapún, com quem mantinha uma relação conturbada. A sociedade religiosa, homofóbica e, depois, fascista, da Espanha fez com que estes poemas ficassem inéditos por quase 50 anos.

[21/06/2022 10:00:00]