Propósitos de vida na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 17/06/2022
João Branco, um dos dez melhores profissionais de marketing do país segundo a Forbes, lidera as vendas da semana com a intenção de ensinar ao leitor como tratar o trabalho como mais do que uma obrigação

Pela terceira semana seguida, a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews registra um aumento de vendas, desta vez de 14%, contra 11% no período anterior. E vender é um dos assuntos do novo líder na lista Geral do levantamento. Da sétima posição na lista de Negócios na semana passada, Dê Propósito (Gente) subiu para a liderança geral, vendendo 3.517 exemplares no período.

Seu autor é João Branco [foto], um dos dez melhores profissionais de marketing do Brasil segundo a Forbes. Ele lidera o premiado time que fez o McDonald’s virar Méqui e bater todos os recordes da história do Big Mac no Brasil. No livro, ele ensina o segredo para equilibrar trabalho e propósito de vida. Ele quer que o leitor descubra que o trabalho pode ser muito mais do que uma obrigação, tornando-se uma forma de servir com amor e deixar sua marca no mundo.

A editora Gente consegue uma dobradinha na liderança, pois o segundo lugar Geral está com O poder da autorresponsabilidade, de Paulo Vieira, há tempos frequentador das primeiras posições da lista. Em terceiro, outro título habituado com o topo: Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill.

Puxado pelo sucesso de Dê propósito, a categoria Negócios teve o expressivo aumento de 54% nas vendas. Também registraram crescimento as categorias Ficção, com 12%, Infantojuvenil, 10%, e Não ficção, 8%. A única que teve resultado ruim foi Autoajuda, com declínio de 6%.

Negócios apresentou duas estreias nesta semana. Be 2.0 (Alta Books Editora), de Jim Collins e Bill Lazier, entrou na 17ª posição. É uma nova versão de Beyond Entrepreneurship, lançado em 1992 e escrito pelos autores com base no curso que ministraram na Stanford Graduate School of Business. O novo livro, com quatro capítulos adicionais e 15 ensaios inéditos, é uma homenagem de Collins a Lazier, morto em 2005.

A outra novidade é Gestão com gentileza (Literare Books), da CEO e empresária Simone Salgado, na 20ª colocação. Ela conta suas experiências e pretende auxiliar o leitor a traçar um caminho para atingir metas por meio da prática da cortesia, do acolhimento e da boa educação.

Mais três livros aparecem pela primeira vez, estes na lista de Não ficção. Em Autismo ao longo da vida (Literare Books), de Deborah Kerches, a autora fala de questões do indivíduo autista desde o nascimento, passando por educação, relações sociais, gerenciamento de crises, expressão da sexualidade, mercado de trabalho e família, entre outras. Entrou na sétima posição.

Em décimo lugar está Para meu amor (Sextante), de Elma van Vliet, que tenta responder perguntas inspiradoras para que o leitor construa um presente único e personalizado, repleto de lembranças dos momentos incríveis que já passou com a pessoa amada. A última novidade está em 17º lugar, Sem máscara (Companhia das Letras), de Guilherme Amado, que pretende ser um retrato implacável do governo Bolsonaro em seu momento de maior tensionamento com as instituições. O autor analisa a proposta baseada na radicalização ideológica e no caos como método e motor do bolsonarismo.

O Grupo Companhia das Letras lidera o Ranking das Editoras, exibindo 18 títulos em todas as categorias. Em segundo lugar está a Sextante, com 13 livros nas listas. Em terceiro vem o Grupo Editorial Record, com 11 obras.

[17/06/2022 10:00:00]