Ruth Ozeki vence o Women’s Prize 2022
PublishNews, Talita Facchini, 15/06/2022
A sacerdote zen-budista venceu com o livro 'The book of form and emptiness', que será publicado no Brasil pela Morro Branco

Ruth Ozeki | © Women's Prize for Fiction / Divulgação
Ruth Ozeki | © Women's Prize for Fiction / Divulgação
A cineasta, sacerdote zen-budista e escritora Ruth Ozeki é a vencedora do Women’s Prize for Fiction 2022 com o seu quarto romance, The book of form and emptiness, que, na visão do júri, se destacou “por sua escrita brilhante, calor, inteligência, humor e pungência". Ruth levou o prêmio de £ 30 mil, junto com uma estatueta de bronze. O anúncio foi feito em uma cerimônia na tarde desta quinta (15).

“Isso é um absurdo, eu não ganho coisas”, brincou ela emocionada em seu discurso. “Estive pensando que eu não estaria aqui sem o suporte de mulheres e instituições femininas e é por isso que esse prêmio é tão importante para mim”, disse.

Representando o júri, a autora Mary Ann Sieghart, disse ainda que a obra de Ozeki “aborda grandes questões de vida e morte e é uma alegria completa de ler”. The book of form and emptiness conta a história de um menino de 14 anos que, após a trágica morte de seu pai, passa a ouvir vozes de objetos falando com ele, enquanto sua mãe desenvolve um problema com acumulação. Na obra, o menino acha refúgio em uma biblioteca e conhece o seu próprio livro que o ensina a ouvir as coisas que realmente importam.

O livro será publicado por aqui pela Morro Branco, que também irá relançar este ano outro livro de Ozeki, A tale for the time being.

Lembrando que a Morro Branco também publicou Piranesi, obra de Susanna Clarke, vencedora do Women’s Prize 2021.

Ruth concorria com Maggie Shipstead (Great Circle), Meg Mason (Sorrow and Bliss, lançado no Brasil pela Universo dos Livros com o título Deve ter algo errado comigo), Elif Shafak (The island of missing trees), Lisa Allen-Agostini (The bread the devil knead) e Louise Erdrich (The sentence).

[15/06/2022 15:50:00]