Mangás aumentam seu espaço na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews
PublishNews, Thales de Menezes, 10/06/2022
Pela primeira vez, sete títulos do estilo oriental de HQ estão entre os 20 primeiros na lista de Ficção; todos eles são editados pela Panini e refletem o crescimento do gênero no Brasil e no mundo

Demon Slayer 2 © Divulgação
Demon Slayer 2 © Divulgação
Os mangás estão invadindo a Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews. Nesta semana, pela primeira vez há a presença de sete mangás entre os 20 primeiros colocados na categoria Ficção. Um deles, Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba – Vol. 1 (Panini) está na lista Geral, em 12º lugar.

Ele figura na terceira posição em Ficção. Os outros seis títulos na lista também são publicações da Panini: Jujutsu Kaisen – Batalha de Feiticeiros Vol. 01, One Piece 3 em 1 Vol. 01, Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba – 02, Naruto Gold - Vol. 01, Chainsaw Man Vol. 01 e Demon Slayer: Kinetsu No Yaiba – 3. O avanço do gênero é uma questão mundial. Está refletido no espaço dado por grandes feiras internacionais aos quadrinhos e aos mangás, como já foi registrado nos eventos recentes de Londres e Buenos Aires.

Nesta semana, foi registrado pelo segundo período seguido um aumento nas vendas, de 11%. Na semana passada, o crescimento foi tímido, de 2%. A categoria Autoajuda apresenta o maior índice de elevação, com 15%. As outras quatro listas também foram bem: Não ficção, aumento de 13%; Negócios, 12%; Ficção, 9%, e Infantojuvenil, 7%.

O pódio da classificação geral está com frequentadores assíduos do topo. Em primeiro lugar, Meu jeito de dizer que te amo (Buzz), de Anderson Cavalcante, repetindo a vitória da semana anterior. Em segundo aparece É assim que acaba (Galera Record), de Colleen Hoover. O romance young adult da escritora americana é seguido por Nas pegadas da alemoa (Buzz), de Ilko Minev, há meses nas primeiras posições.

É a categoria Não ficção que concentra mais novidades. São quatro estreias. Em décimo lugar entra Querido Lula: as cartas a um presidente na prisão (Boitempo), livro em que Maud Chirio compila destaques da correspondência recebida por Lula enquanto estava detido na Polícia Federal do Paraná. Os outros que entram são A gente mira no amor e acerta na solidão (Paidós), de Ana Suy, na 14ª posição; A gestão do supérfluo (Mórula Editorial), de Carlos Eduardo Figueiredo, em 16º lugar; e Walter Firmo: No verbo do silêncio, livro que o fotógrafo consagrado lança pelo Instituto Moreira Salles e estreia na 19ª posição.

Em Negócios, faz parte da lista pela primeira vez, na sétima posição, Dê propósito (Gente), de João Branco. O autor pretende ensinar o segredo para equilibrar o trabalho e o propósito de vida de cada pessoa. Para ele, o primeiro passo é descobrir que uns sempre precisam do talento dos outros.

As últimas estreias desta semana estão em Infantojuvenil. Romance real (Seguinte) é o novo livro de Clara Alves, que vem do grande sucesso de Conectadas. No novo livro, a protagonista, Dayane, está em Londres, voltando a morar com o pai com quem tem um relação difícil. Um dia, ela conhece uma garota ruiva que vê pulando as grades do Palácio de Buckingham, e sua vida vai mudar muito depois desse encontro.

A outra estreia é Manual de assassinato para boas garotas Vol. 1 (Intrínseca), de Holly Jackson, mais um representante young adult. Na trama, uma estudante fica insatisfeita com a condução da polícia sobre o caso da morte de uma colega, que teria sido assassinada pelo namorado, e resolve investigar por conta própria.

No ranking das editoras, o Grupo Companhia das Letras segue na liderança, com 15 títulos nas listas. Em segundo lugar estão empatados o Grupo Editorial Record e a Sextante, com nove livros cada. Em seguida, outro empate, entre Intrínseca e Panini, com sete obras.

[10/06/2022 11:00:00]